Brasil retoma decisões na cafeicultura mundial
Estamos trabalhando desde o início do ano a solução desse empasse, que finalmente terminou...
por Redação Conexão Safra
em 24/08/2016 às 0h00
2 min de leitura
“
O Brasil está de volta à cúpula da Organização Internacional do Café (OIC). O retorno foi confirmado após o pagamento anuidade de R$ 1.561.066,39, que estava pendente desde setembro de 2015. A dívida provocou a suspensão do Brasil dos acordos internacionais e tirou o direito a votar e a ser votado na OIC.
“Estamos trabalhando desde o início do ano a solução desse empasse, que finalmente terminou. Por causa de uma irresponsabilidade, o Brasil ficou um período afastado das decisões e acordos da OIC, o que causou uma grande saia justa durante a 115ª Sessão do Conselho Internacional da OIC. Por isso é importante registrar e agradecer o trabalho dos ministros Blairo Maggi e Dyogo Oliveira pela seriedade que tratam a cafeicultura, os cafeicultores e todos os envolvidos nesse setor que move o nosso país ”, destaca o deputado Federal Evair Vieira de Melo.
O Brasil é o maior produtor, maior exportador e o segundo maior consumidor de café do mundo. Agora com o assento renomado na cúpula da OIC, volta a ter voz ativa no principal fórum internacional do setor, podendo participar das decisões e das votações em comitês da Organização.
Mais Conexão Safra
Segundo o Ministério do Planejamento, a anuidade em aberto foi paga e a informação foi confirmada pelo Conselho Nacional do Café (CNC). Em nota, o presidente do CNC, Silas Brasileiro, diz que o compromisso honrado pelo Governo Federal é uma grande vitória da cafeicultura brasileira.
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!