BB e Sicoob poderão contribuir com aferição de áreas e safras de café
A atual divergência existente sobre a quantidade real dos estoques brasileiros de café poderá chegar ao fim, com a cafeicultura do Brasil ganhando
por Redação Conexão Safra
em 22/12/2016 às 0h00
2 min de leitura
Siga nosso Instagram: @conexaosafra
“
A atual divergência existente sobre a quantidade real dos estoques brasileiros de café poderá chegar ao fim, com a cafeicultura do Brasil ganhando um importante aliado para melhorar a precisão sobre o tamanho real das lavouras existentes no país e a quantidade de produção. Nesta terça-feira (20), o deputado Federal Evair de Melo (PV-ES) propôs ao Banco do Brasil que a instituição amplie os serviços oferecidos pelo aplicativo“GeoMapa Rural ”, que permite aos produtores rurais e a empresas que prestam serviço de assistência técnica capturar e transmitir ao BB as coordenadas das áreas com lavouras a financiar.
A intenção é que, além das áreas a financiar, o produtor rural também tenha um espaço para cadastrar todas as áreas ocupadas com lavouras de café na propriedade. A proposta também foi apresentada ao diretor Operacional do Sicoob, Francisco Reposse Junior, pois a cooperativa também possui aplicativo “Sicoob Mapas ” com finalidade parecida e as duas instituições são as que realizam a maior quantidade de operações de crédito agropecuário para o café.
“O Banco do Brasil é uma instituição que trabalha diversos indicadores oficiais para o Governo e pode contribuir muito com a cafeicultura e com os cafeicultores. O Sicoob cresce a cada dia é reconhecido pela seriedade. Com esses dois agentes mantendo canais claros de informações para o produtor rural, temos a certeza da contribuição para melhorar a precisão de área e produção ”, destaca o deputado Evair de Melo.
Mais Conexão Safra
É importante ressaltar que as informações pessoais, financeiras e patrimoniais do produtor rural permanecerão sob as regras do sigilo bancário, sendo repassadas aos órgãos de controle apenas o tamanho de cada área ocupada com lavoura. A proposta será apresentada ao setor produtivo (associações, cooperativas, sindicatos e outros) para aprimoramento e encaminhamentos.
“Estamos satisfeitos com a sugestão, que é muito promissora. Vamos colocar nossa equipe de tecnologia da informação para trabalhar e chegar a uma ferramenta capaz de receber esses dados e organiza-los com segurança ”, ressaltou Álvaro Rojo (Diretoria de Agronegócios do BB), que participou do encontro juntamente com diretor Marco Tulio da Costa (Diretoria de Agronegócios do BB).
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!