pube
Geral

Abertas inscrições para o Concurso de Qualidade do Café de Castelo

"Os cafeicultores castelenses interessados em participar precisam se inscrever até o dia 29 de agosto"

por Redação Conexão Safra

em 06/08/2014 às 0h00

2 min de leitura


Já estão abertas as inscrições para o “8º Concurso de Qualidade do Café de Castelo ”, realizado pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que conta com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo.

Os cafeicultores castelenses interessados em participar precisam se inscrever até o dia 29 de agosto, na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada no 2º andar do prédio do Centro Cultural e Turístico de Castelo, no centro da cidade, próximo à Praça Três Irmãos, de segunda a sexta-feira, das sete às 13 horas. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone 3542-8533.

pube

Entre as exigências do regulamento estão a apresentação do talão de produtor rural no ato da inscição, que deve estar com o pagamento em dia, e residir no município de Castelo. “Nosso objetivo é incentivar o aumento da produção do café de qualidade no município. Ano passado tivemos cerca de 170 participantes, a previsão é que este ano esse número aumente em 15% ”, comentou o Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques.

“O diferencial para o concurso deste ano é a forma de premiação. Serão premiados os melhores cafés, das categorias arábica e conilon, dos cinco polos agrícolas do município, mas para isso, uma das amostras de cada polo precisa atingir o padrão de qualidade da bebida para a classificação, no caso do arábica, a bebida deve apresentar o aspecto “dura para melhor ”, e no caso do conilon a bebida não poderá apresentar “defeitos de xícara ”. Essa é uma forma de conseguirmos conhecer os melhores cafés de cada região do município ”, explicou o degustador de café e um dos organizadores do concurso, Rondinélio Sartori.


Houve alteração também na divisão da premiação, que este ano será a seguinte: de 1º ao 6º lugar na Categoria Arábica, de 1º ao 3º na Categoria Conilon Natural, e de 1º ao 3º lugar na Categoria Conilon Descascado. A premiação será em dinheiro e vai variar de R$ 800 a R$ 3,5 mil. O dia, horário e local da premiação ainda serão divulgados posteriormente pela organização do “8º Concurso de Qualidade do Café de Castelo ”.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Castelo



pube