pube
Geral

A mulher no meio rural é tema de evento em Rio Novo do Sul

Para exaltar a importância da mulher no espaço rural, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural...

por Redação Conexão Safra

em 05/05/2016 às 0h00

2 min de leitura

A mulher no meio rural é tema de evento em Rio Novo do Sul

pube

Para exaltar a importância da mulher no espaço rural, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) juntamente com as Associações Rurais de Rio Novo do Sul promoveu o II Encontro de Mulheres Rurais do município. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A maioria das participantes do encontro trabalham em atividades agropecuárias, em agroindústrias e em outras atividades não agrícolas. No evento, foram apontadas questões de gênero e de empoderamento feminino. As mulheres acompanharam palestras sobre autoestima, com o Parapsicólogo Clínico, Jorge Luiz Baptistini, políticas públicas para organizações rurais, ministrada pela economista doméstico do Incaper, Jacinta Cristiana Barbosa e casos de sucesso no meio rural, com a agricultora familiar, Elizabete Bianchini.

As mulheres também puderam escolher participar de oficinas do Projeto Cores da Terra, culinária, maquiagem e artesanatos.

Atualmente há um leque de políticas públicas voltadas ao público feminino, principalmente com a criação de uma Secretária de Políticas públicas voltadas à mulher, bem como a paridades em algumas chamadas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e projetos territoriais.

Em avaliação de toda a equipe do escritório local, o evento foi de grande importância para destacar o papel da mulher na promoção do desenvolvimento sustentável do município e também do Espírito Santo.

Fonte: Incaper