pube
Geral

4º Simpósio Café com Leite reúne cerca de 700 pessoas durante dois dias em Iúna

por Redação Conexão Safra

em 10/04/2019 às 9h31

3 min de leitura

4º Simpósio Café com Leite reúne cerca de 700 pessoas durante dois dias em Iúna

*Edézio Peterle (Aqui Notícias)

A quarta edição do “Simpósio Café com Leite ” reuniu cerca de 700 de pessoas durante os dois dias do evento se encerrou na última sexta-feira (5). A maioria dos participantes são produtores de Leite e Café e puderam conhecer as novidades tecnológicas e de manejo dessas duas culturas agrícolas.

pube

A cada ano, Iúna acresce em qualidade e quantidade de café produzido. Um levantamento do IBGE divulgou que o município foi o maior produtor de café Arábica do Estado no ano de 2017. Já no ano passado, os cafés especiais de Iúna ganharam destaque nacional, com o prêmio de segundo melhor café do Brasil, no Coffee of The Year 2018, na Feira Internacional de Belo Horizonte.

De acordo com o presidente da Associação de Cafés Especiais de Iúna, Márcio José Gomes, o Simpósio teve o principal objetivo de reunir e passar informação aos produtores. “Estivemos mais uma vez na organização desse evento. Nosso intuito foi reunir os produtores e trazer os palestrantes para passar informações, com o objetivo de melhorar a qualidade do produto e também a produção. Com as palestras, conhecemos o resultado das últimas pesquisas e podemos levar essas informações para o campo ”, contou.

Ainda segundo Gomes, o atual panorama do Café em Iúna tem atraído os jovens para a agricultura. “Hoje, na nossa cafeicultura, as gerações mais novas estão ficando na roça. Com a melhora da qualidade do café e melhor receita muitos jovens estão ficando para ajudar os pais e melhorar a própria receita. Minha família é um desses exemplos. Estamos na sexta geração, e hoje tenho sobrinhos que estão ativos conosco na produção de café especial ”, ressaltou.

Marcos Antônio de Lima é presidente da Associação de Produtores de Leite de Iúna e disse que o conhecimento adquirindo com o evento visa melhorar a produção de leite no município. “O evento é importante porque traz conhecimento. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o setor. Quando trazemos um especialista para dar uma palestra, muitas dúvidas são esclarecidas. É uma forma de reunir os produtores. Temos muitos produtores, mas ainda uma produção baixa. Montamos esse grupo para poder nos ajudarmos. O leite é um renda a mais para o município que hoje é um grande produtor de café ”.

O prefeito de Iúna, Coronel Weliton, participou do Simpósio e salientou a união dos produtores e a parceria das entidades para o sucesso do evento. “Nossa alegria é enorme de ter todo esse apoio e parcerias importantes.

Liderados pela secretaria de Agricultura de Iúna, todos os servidores que contribuíram direta ou indiretamente tem nosso reconhecimento e foram essenciais para que o evento tenha acontecido. Agradecemos aos cafeicultores e pecuaristas que participaram, pois todo o contexto foi preparado com muito carinho para acolher e dar subsídio aos produtores de Iúna ”, salientou.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!