pube
Fruticultura

Linhares entrega mudas de goiaba a produtores do Programa Municipal de Fruticultura

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 18/11/2019 às 15h21

4 min de leitura

Linhares entrega mudas de goiaba a produtores do Programa Municipal de Fruticultura

(Foto: *Assessoria de Imprensa)


Mais de 6,3 mil mudas de goiaba foram entregues, em lote único, a 23 produtores do Polo Baixo São Rafael. Essas são as primeiras a serem distribuídas pelo Programa Municipal de Fruticultura, da Prefeitura de Linhares. A entrega aconteceu durante o “1° Dia de Campo sobre Manejo de Goiaba ”, promovido na última
sexta-feira (15), pela Frucafé Mudas.

Carlos Alberto Travezani, Córrego Doutor Jones, é um dos produtores do Polo Baixo São Rafael. “É a primeira vez que faço um plantio de fruta pra fim comercial. Estou com boas expectativas e animado para iniciar uma nova cultura para diversificar a produção. Hoje, na minha propriedade o café é a atividade principal e a fruticultura vai me ajudar a gerar uma nova renda ”, disse.

pube

No dia 27 de novembro será a vez dos 14 produtores contemplados no Polo Distrito Farias receberem o primeiro dos três lotes de mudas de cajá manga anão. Na ocasião, será entregue a barragem que está sendo construída na localidade. O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, informou que até abril de 2020 todas as mudas serão entregues e os produtores receberão acompanhamento e instruções técnicas sobre plantio e tratos na lavoura.

“Essa primeira etapa da distribuição de mudas materializa o Programa Municipal de Fruticultura e, em breve, os produtores vão colher os frutos, gerando mais renda para as propriedades, principalmente aquelas que vivem da agricultura familiar. Na terça-feira, dia 19, promoveremos no Assentamento Sezínio, em Humaitá, um treinamento para falarmos sobre os primeiros passos para início do plantio. Assim também acontecerá com os outros produtores que receberem as demais mudas ”, disse o secretário.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, pontuou que o Programa Municipal de Fruticultura foi implantado para criar novas alternativas de renda e diversificar a economia das famílias que vivem da agricultura familiar, que, em sua maioria, tem o café como atividade principal.

“O Programa Municipal de Fruticultura é mais uma oportunidade nesse processo de transformação da agricultura. Somos um município com grande potencial e condições climáticas favoráveis à produção de frutas. Esse segmento vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e estamos empenhados para fomentar essa produção e acreditando na capacidade de geração de renda às famílias rurais, por meio da diversificação pela fruticultura ”, falou o prefeito.

O programa faz parte do Plano Agro e a área a ser cultivada no programa é de até 10 hectares por polo, dividida entre os produtores. Os cinco polos instituídos foram: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão, Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), a uva, Polo Baixo São Rafael (localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), a goiaba, Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão, no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.

Implantação do Programa Municipal de Fruticultura

As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos realizados pela empresa de consultoria contratada para a elaboração do programa que identificou, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas eram propícias para cada região.

A Prefeitura de Linhares também firmou parceria com a Abrafrutas e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para ofertar um sistema de rastreabilidade avançado com um valor simbólico aos produtores que aderiram ao programa. O sistema é importante, visto que as legislações têm exigido a rastreabilidade das frutas produzidas no país, um mecanismo que permite ao consumidor identificar a origem do produto no campo até chegar à prateleira.

Além disso, antes da sua implantação, a Secretaria de Agricultura organizou visitas aos produtores interessados em participar do programa, a propriedades referências no Espírito Santo na produção frutífera. Realizou também o “Seminário do Programa de Fruticultura de Linhares ” que abordou o plantio, cultivo, combate a doenças e pragas, etapas da produção, pós-colheita, rastreabilidade das frutas, exportação e consumo de cada fruto.

O programa foi elaborado por uma consultoria especializada, pela equipe de Secretaria Municipal de Agricultura e instituições parceiras, e diversas reuniões foram realizadas com o Conselho Municipal de Agricultura, com integrantes da cadeia produtiva de insumos, instituições financeiras, viveiros, empresas de beneficiamento de frutas, e apresentado a produtores de sete regiões de Linhares.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!