pube
Fiscalização

Comissão de agricultura promove debate sobre fraude no café

por Redação Conexão Safra

em 23/03/2022 às 9h39

2 min de leitura

Comissão de agricultura promove debate sobre fraude no café

Foto: divulgação

Nesses três primeiros meses do ano a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, em parceria com a Delegacia do Consumidor da PC, apreendeu cerca de 80 mil pacotes de cafés irregulares que estavam sendo vendidos no Estado.

“No final do ano passado recebemos denúncias de representantes do setor cafeeiro e de consumidores capixabas reclamando da falta de qualidade de algumas marcas de café. Acionamos da polícia, através do delegado Eduardo Passamani, titular da Delegacia do Consumidor que mandou o produto para o Laboratório Central que atestou as irregularidades. Com a comprovação do laudo foram retiradas cerca de 80 mil pacotes de café de supermercados capixabas. Esses produtos trazem prejuízo para o consumidor e ainda impactam negativamente o setor de café uma vez que tiram o espaço de comercialização do produtor capixaba, que produz café de alta qualidade. Por isso convidamos a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) e o Sincafé para falar sobre o controle e qualidade do café produzido no ES”.

pube

O diretor executivo da ABIC, Celírio Inácio e a coordenadora de projetos Mônica Pinto fizeram uma explanação do trabalho de controle e monitoramento que a entidade realiza no mercado.

De acordo com Celírio o mercado de café é extremamente competitivo. O ES possui 23 associados. “Em 2021 com a alta de 140% para aquisição de matéria prima houve um aumento no número de irregularidades. No mapa da fraude da ABIC, Minas Gerais, que é o Estado com o maior número de indústrias e o que possui o maior registro de irregularidades”.

Egídio Malanquini, presidente do Sincafé ressaltou a preocupação que as industriais do ES tem com a qualidade do café. “Nossos cafés arábica e conilon, são os melhores do país. Nenhuma marca capixaba certificada pela ABIC foi considerada irregular”.

A deputada Janete de Sá, finalizou a reunião destacando a importância do setor supermercadista ser parceiro nessa luta contra os cafés irregulares, desconfiar de produtos com valores irrisórios e que a população e os produtores podem continuar denunciando irregularidades pelo email: [email protected]

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!