pube
Eventos

Colatina recebe 1ª encontro da Caravana Diversifica Agro- Edição Cacau

Evento acontece nesta quinta-feira (14), às 08h, no auditório do Senac de Colatina

por Assessoria de Imprensa

em 12/09/2023 às 10h36

3 min de leitura

Colatina recebe 1ª encontro da Caravana Diversifica Agro- Edição Cacau

Foto: divulgação

Para explorar as possibilidades de diversificação e expansão de culturas no Espírito Santo e fomentar o desenvolvimento socioeconômico, inovação e sustentabilidade, acontece em Colatina a primeira edição, com foco no cacau. O primeiro encontro da Caravana, acontece nesta quinta-feira (14), às 08h, no auditório do Senac de Colatina.

Inscreva-se para participar: AQUI

Na programação desta 1ª edição estão palestras sobre a produção da fruta, linhas de crédito, empreendedorismo e políticas públicas voltadas para a cultura. Raphael Guimarães Soares, subsecretário de Agricultura de Colatina, terceiro maior produtor da fruta, fala da importância de receber o evento.

pube

“Aderimos a Caravana por acreditar que o cacau é uma cultura importante para o município de Colatina. Produzimos cacau há mais de cem anos e somos a terceira cidade que mais produz a fruta no Estado. A Prefeitura entende o cultivo do cacau como uma alternativa de renda e uma agregação de valor para os produtores. Incentivamos não só a produção do cacau, mas também o empreendedorismo a partir do seu beneficiamento”, destaca.

Durante o encontro, o produtor Emir de Macedo Gomes vai contar como transformou a Fazenda São Luiz em uma referência e abordará a produção cacaueira de maneira sustentável.
O nosso objetivo é estimular a expansão da cultura de forma sustentável para o negócio dos produtores. Para isso é importante atenção em todas as etapas, desde a escolha das mudas, verticalização da produção, uma vez que é um produto que se aproveita 100%. É isso que vamos levar para os produtores e potenciais produtores de Colatina”, salienta o palestrante.

Caio Fiorot, um dos idealizadores do projeto, fala sobre a iniciativa. “Apesar desta primeira edição ser do cacau, criamos o projeto com uma visão ampla. Queremos passar uma mensagem de diversificação agrícola, e consequentemente uma diversificação de renda para os produtores. Mostrar que ele não precisa ficar preso apenas a uma cultura, aos preços de commodities, como ocorre com o café, por exemplo”, explica Fiorot.

Além disso, Caio pontua que as caravanas também têm o objetivo de integrar os setores público e privado. “Vamos trabalhar nas caravanas os caminhos para diversificação, mas queremos também essa conexão com o setor público e entidades ligadas ao agro, para que conheçam as realidades e avaliem formas de também contribuir com essa diversificação por meio de políticas públicas e cursos de formação, por exemplo”.

Programação

8h – Coffee
8h30 – Abertura com contexto do projeto – Campo Vivo – Caio Fiorot
8h40 – Subsecretário de Agricultura de Colatina: Raphael Guimarães Soares
8h50 – Palestra 01 – Da muda à verticalização da produção: O case da Fazenda São Luiz – Emir de Macedo Gomes
9h30 – Palestra 02 – Linhas de Crédito- Amanda da Silva Pieper – Gerente de Relacionamento da Agência de São Silvano
9h45 – Momento empresarial – Rafael Assis de Souza- Coordenador de desenvolvimento de Mercado da AgroCP Soluções Inteligentes
10h – Intervalo
10h10 – Momento empresarial- Rafael Tozetti – Diretor operacional da Matriz Solar Engenharia – Linhares e São Mateus
10h25 – Palestra 05 –Carla Bortolozzo Bassetti – Gerente da Regional Central do Sebrae //// Fabiani Salomão Reinholz Macedo – Reinholz chocolates
10h45 – Palestra 06 – Políticas públicas de fomento à diversificação – Franco Fiorot, presidente do Incaper.
11h10 – Encerramento

 

Inscreva-se para participar: AQUI

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!