pube
Empreendedorismo

Da roça ao restaurante: a trajetória de uma família no turismo rural

por Leandro Fidelis

em 15/04/2024 às 5h00

3 min de leitura

Da roça ao restaurante: a trajetória de uma família no turismo rural

(*Foto: Leandro Fidelis/ Imagem com direito autoral. Proibido reprodução sem autorização).

Claumir Fardin (41) é um dos protagonistas do crescente movimento turístico no Vale do Emboque, em Conceição do Castelo (ES). Com mais de uma década de sonho em mente, ele finalmente viu a oportunidade de concretizá-lo quando surgiu a demanda por pontos de alimentação na região. Inicialmente planejado como um simples bar com campo de bocha para os domingos, o projeto evoluiu para um bem-sucedido restaurante rural, atendendo às necessidades dos turistas que passavam o dia na área sem opções de refeição.

Localizado em uma propriedade que já abrigava um alambique e a produção de açúcar mascavo e rapadura da família, o restaurante Caminho do Vale agora oferece um espaço de 500 m², com redes espalhadas na mata, área kids e um amplo jardim com árvores frutíferas e pássaros silvestres. Com um público predominantemente familiar, o empreendimento rural inaugurado em outubro se tornou um ponto de encontro para moradores locais e das cidades vizinhas. O local também aluga espaço para a realização de festas particulares.

pube

Apesar de ainda trabalhar como motorista e a mulher, Silvanete Ribeiro (41), como manicure, Claumir decidiu diminuir o tempo na estrada para, num futuro próximo, se dedicar integralmente ao restaurante. O empreendimento tem sido um sucesso, embora ainda precise de investimentos adicionais, principalmente na cozinha, explica o proprietário.

“Hoje estamos em um município forte em pecuária e cafeicultura. Tudo que sai dessa lógica no meio rural é taxado como loucura, como o cultivo de uva e cacau. Tudo tem potencial, basta acreditar e investir. Por que aqui não daria certo?”, questiona Fardin.

Claumir Fardin acredita no potencial turístico de Conceição do Castelo e do Vale do Emboque, destacando as belezas naturais, a cultura local e a receptividade da comunidade como atrativos únicos. Ele espera que mais empreendedores invistam na região, transformando-a em um polo turístico de referência.

“Nossa iniciativa incentiva outras pessoas a investirem mais no setor. Quem dera todo mês abrisse um restaurante, uma pousada ou um café em Conceição para agregar mais à nossa oferta turística e nos tornarmos polo de referência na região. Hoje, temos dependência da estrutura de hospedagem e de alimentação dos municípios vizinhos. Temos que oferecer além das nossas belezas naturais. Rodo e pesquiso bem para adaptar alguma novidade, mas de todos os lugares eu digo: ‘Conceição é o paraíso’”, avalia.

DA MESMA SÉRIE

- Café ‘Aroma de Colono’: o perfume da dedicação familiar- Uma história de orgulho e arte de empreender em Conceição do Castelo- Novos produtores de cacau emergem nas Montanhas Capixabas- Família de Conceição do Castelo é destaque nacional em orquídeas- Conceição do Castelo desperta para agroturismo com rota diversificada

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!