Agro brasileiro bate recorde com 28,2 milhões de empregos em 2025
por Redação Conexão Safra
em 01/10/2025 às 5h00
2 min de leitura

Foto: divulgação
Siga nosso Instagram: @conexaosafra
O agronegócio brasileiro alcançou um marco histórico no mercado de trabalho no segundo trimestre de 2025. Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o setor empregou 28,2 milhões de pessoas no período, um crescimento de 0,9% em relação ao mesmo trimestre de 2024 – cerca de 244 mil trabalhadores a mais. Trata-se do maior número desde o início da série histórica do Cepea/CNA, em 2012.
No mercado de trabalho como um todo, o avanço foi de 2,3% na mesma base de comparação, equivalente a 2,43 milhões de pessoas. Com isso, o agronegócio passou a representar 26% do total das ocupações no Brasil.
Os pesquisadores destacam que a alta foi impulsionada, principalmente, pelo segmento de insumos, que cresceu 7,4%, pela agroindústria, com avanço de 2,1%, e pelos agrosserviços, que registraram expansão de 3,2%. Já o segmento primário, que engloba a produção agrícola e pecuária diretamente, apresentou queda de 2,6% no número de ocupados.
Embora o percentual de crescimento mais expressivo tenha sido o dos insumos, a maior contribuição em números absolutos veio dos agrosserviços. O segmento adicionou pouco mais de 325 mil trabalhadores ao mercado, alcançando 10,5 milhões de ocupados – também um recorde. Essa expansão está diretamente ligada à recuperação da agroindústria, ao aumento do processamento de produtos agropecuários, à produção de insumos e ao bom desempenho da agropecuária, que prevê safras recordes e altos volumes de abate.
Mais Conexão Safra
De acordo com os pesquisadores, o resultado reforça o papel estratégico do agronegócio na dinamização do mercado de trabalho e na economia brasileira, consolidando sua relevância tanto na geração de renda quanto na estrutura produtiva do país.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!



