Letícia Simões

Colunista Conexão Safra.

MAIS CONTEÚDOS
Colunistas

Senar-ES capacita mais de 9.800 pessoas em 2021

por Letícia Simões

em 16/02/2022 às 11h34

3 min de leitura

O ano de 2021 foi cheio de desafios para o setor de alimentos brasileiro, mas também repleto de boas oportunidades. Mais uma vez as famílias rurais capixabas mostraram que conseguem enfrentar as adversidades econômicas, climáticas e sociais com coragem e muito trabalho, nos mantendo em uma posição de destaque no mercado.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) também não ficou para trás, oferecendo conhecimento sempre atualizado para produtores e trabalhadores rurais terem o suporte necessário para suas atividades.

Foram realizados em 2021 mais de 780 treinamentos de formação profissional rural, promoção social e programas especiais. Com essas turmas, capacitamos mais de 9.800 pessoas, com destaque para os cursos de Operação e Manutenção de tratores agrícolas, Aplicação de defensivos agrícolas e Produção de bolos confeitados.

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-ES atendeu mais de 570 novas propriedades rurais em 2021, de 63 municípios capixabas. Hoje já assistimos mais de 1.300 produtores nas áreas de agroindústria, bovinocultura de corte e de leite, cafeicultura (arábica e conilon), floricultura, fruticultura (abacate, goiaba, uva, citrus, banana, pitaya), cacauicultura, heveicultura, olericultura, ovinocultura, pipericultura e piscicultura.

Neste ano iniciamos as consultorias individualizadas para atender agroindústrias e para os produtores interessados em aderirem à ATeG. Também assinamos um projeto de cacauicultura para assistir 200 produtores em parceria com o Senar Central.

Em 2021 lançamos o Curso Técnico em Fruticultura, no polo de Rio Bananal. Além disso, realizamos a entrega de cestas básicas do Programa Agro Fraterno, em Pedro Canário, para auxiliar famílias rurais que estão passando por dificuldades financeiras.

O Senar Central investiu na criação de novos treinamentos online, com conteúdo de qualidade e certificação e os produtores rurais podem acessar de qualquer lugar, pelo site: www.ead.senar.org.br.

Com todas essas ações, acreditamos que estamos contribuindo cada vez mais com a profissionalização do trabalho no campo, pois a propriedade rural é uma empresa que precisa de gestão adequada para gerar lucro e rentabilidade para as famílias.

Esperamos que 2022 seja um ano ainda mais produtivo! Que todas as famílias rurais contem sempre com o Senar-ES para levarem mais conhecimento e inovação para suas propriedades. Que Deus os abençoe, trazendo muitas alegrias e realizações!