Mais lidas 🔥

Relatório IMBR Agro
El Niño na safra 2026/2027: saiba como ficarão as chuvas em cada região e qual será o mês mais crítico

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Infraestrutura a serviço do agro
Complexo logístico com pista de pouso deve reunir mais de 20 empresas em Pinheiros
No primeiro trimestre do ano de 2021, o Brasil teve um aumento de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB). Foram três trimestres de alta, mas esse cenário mudou no 2º trimestre quando o país recuou 0,1%. Sabemos a influência que as atividades do agronegócio têm sob o PIB no Brasil, afinal, a atividade chegou a representar neste ano 26,6% do PIB no país.
De acordo com o IBGE, a queda está relacionada principalmente a agropecuária, veja abaixo os números que representam os principais destaques do PIB neste 2º trimestre:
- Agropecuária: -2,8%
- Indústria: -0,2%
- Serviços: 0,7%
- Consumo das famílias: zero
- Consumo do governo: 0,7%
- Investimento (FBCF): -3,6%
- Importação: -0,6%
- Exportação: 9,4%
- Construção: 2,7%
- Comércio: 0,5%
E qual a grande justificativa para isso?
Primeiramente, precisamos lembrar que o agronegócio é uma atividade de risco que sofre oscilações diante dos diversos fatores que a influenciam, como clima, política e o valor das moedas. E foi exatamente por conta desses fatores que tivemos essa decadência.
Mais especificamente falando, no café tivemos uma quebra de safra enorme causada principalmente pelas geadas. Além disso, a falta de insumos elevou o custo das matérias-primas, o que consequentemente abala toda cadeia financeira.
Confira abaixo, a variação do PIB em relação ao trimestre anterior, em %:

Fonte: OCDE
Betina Marques é Presidente da Comissão de Agronegócio da OAB/ES e sócia no BEM advocacia, único escritório jurídico especializado em agronegócio no ES



