pube
Chuvas no ES

Fundão é a cidade onde mais choveu no ES nas últimas 24 horas

É o que aponta boletim da Defesa Civil estadual

por Redação Conexão Safra

em 02/12/2022 às 10h03

4 min de leitura

Fundão é a cidade onde mais choveu no ES nas últimas 24 horas

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, divulgou na manhã desta sexta-feira (02), a situação da chuva no Estado.

Segundo Boletim Extraordinário choveu em Fundão nas últimas 24 horas 195 milímetros,  o que coloca o município no topo da lista das cidades onde mais choveu no Espírito Santo. Segundo informações da prefeitura, em uma rede social, foram realizados o resgate e a retirada de famílias próximas a barrancos que caíram.

Cem pessoas estão desalojadas e 44 desabrigadas no município. O acesso a várias localidades do interior estão fechadas. Em todo Estado já são 2,2 mil pessoas fora de casa.

Onde mais choveu:

1 Fundão: 195 mm

2 Cariacica:  134.22 mm

3 Linhares: 128.4 mm

4 Aracruz: 117.52 mm

5 Viana: 116.87 mm

pube

6 Ibiraçu:  113.55 mm

7 João Neiva: 112.73 mm

8 Rio Bananal: 106.6 mm

9 Santa Leopoldina: 93.74 mm

10 Mantenópolis:  71.18 mm

 

BR 101 segue totalmente interditada em Linhares e Aracruz

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal a BR 101 segue totalmente interditada nos quilômetros 170 e 171, nos municípios de Linhares e Aracruz, respectivamente. No quilômetro 302, 9, em Viana, a pista está parcialmente interditada devido a queda que uma barreira.

A BR 262, em Domingos Martins, também está parcialmente interditada no quilômetro 38.

 

Situação dos municípios

João Neiva:

O município registra a ocorrência de deslizamentos em vários pontos e o transbordamento dos rios Clotário e Piraqueaçu, o que deixa o Centro da cidade em risco de inundações. Também existe o risco de novos deslizamentos de encostas.  Cento e oito pessoas estão desalojadas e cinco desabrigadas no município.

 

Linhares:

A Prefeitura de Linhares declarou situação de emergência em função das fortes chuvas e das áreas afetadas em todo o Município. A medida tem como base a Classificação e Codificação Brasileira de Desastre e Risco e leva em consideração o volume de mais de 500 milímetros na cidade nos últimos dias. O decreto 1606/2022 será publicado nesta sexta-feira (2) no Diário Oficial do Espírito Santo.

O volume registrado é mais do que 40% do que estava previsto para o todo o ano de 2022. Com isso, bairros e distritos atingidos necessitam de serviços urgentes emergenciais para cessação de danos, tendo em vista a manutenção e o aumento do risco para os moradores. Ao todo, até o momento, 133 pessoas estão sendo acolhidas em abrigos provisórios da Prefeitura de Linhares.

Aracruz:

Por meio de nota a Prefeitura de Aracruz informou que um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) ao longo da semana, aponta que 690 km de estradas rurais estão prejudicadas com as fortes chuvas.

Há pontos de alagamento que tornam vias intransitáveis, além de pontes danificadas. Foram contabilizados 43 pontos de alagamentos em estradas rurais.

Há registros de pastos alagados. Os distritos de Jacupemba e Riacho são as regiões mais castigadas pelas chuvas. A produção de mamão está prejudicada seriamente. Grandes áreas de café estão alagadas, e a lavoura poderá ser comprometida.

Ainda segundo a Semag, o rompimento de barragens torna a situação ainda mais grave. Ao todo 16 barragens estão rompidas, e outras 7 com risco de rompimento.

Equipes da Semag estão mobilizadas e atuam nas localidades que apresentam problemas sérios. Os trabalhos são feitos com retroescavadeiras, que fazem limpeza e abrem valas para escoamento da água, e por caminhões que levam materiais para auxiliarem na restauração das estradas.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!