pube
Chuvas no ES

Fortes chuvas causam prejuízos para lavouras de pimenta e café de produtores rurais em São Mateus

por Folha Vitória

em 21/12/2022 às 10h12

4 min de leitura

Fortes chuvas causam prejuízos para lavouras de pimenta e café de produtores rurais em São Mateus

Foto: reprodução Folha Vitória

Produtores de São Mateus estão preocupados com a colheita

O município registrou na última segunda-feira o segundo maior acumulado de chuvas do Espírito Santo, com 149.8 milímetros. Também foram registrados deslizamentos na ladeira do Besouro, na Avenida Cricaré e na BR-381 entre São Mateus x Nova Venécia, após o ponto do Bamburral. Além disso, a ponte que dá acesso a Guriri foi interditada porque uma barragem colapsou.

Aline Silva Morais Zanoni, do distrito de Nestor Gomes, tem plantação de pimenta e café. Desde que a chuva intensa começou, viu de perto as suas lavouras serem prejudicadas (a pimenta mais ainda porque é uma planta mais frágil em relação ao café).

pube

A produção de pimenta não suporta muita água. A planta é resistente, mas não aguenta muito. A gente agradece aos órgãos competentes que estão dando apoio e suporte para o enfrentamento dos prejuízos, mas é uma situação delicada de ver”, disse.

Agora, a preocupação atual de Aline Silva é com a barragem próxima a residência que está com risco de se romper. “Estamos correndo o risco da barragem se romper e a gente perder a reserva de água. Se isso acontecer, vai ficar mais difícil para cuidar do que restou da nossa plantação”.

Arlindo Moreira Ferreira é produtor de pimenta e café da região de Córrego Grande no km 18. Dos 1.000 pés de pimenta de sua propriedade, pelo menos metade de sua produção já está perdida. Vale destacar que o cultivo de café não sofreu tantos impactos. Uma situação parecida aconteceu com um vizinho próximo de Arlindo, que chegou a perder toda produção dos 3.000 pés de pimenta.

Estamos contando com o apoio da Prefeitura de São Mateus para poder escoar a água que ainda está acumulada nas nossas propriedades. O volume de água ainda é grande e a terra não consegue absorver o que está acumulado nas lavouras. A pimenta não aguenta muito e acaba morrendo”, disse o produtor.

Segundo ele, ainda é difícil falar em prejuízos financeiros e materiais, ainda mais quando ele tem vizinhos que estão desesperados e precisando de ajuda psicológica para enfrentar a situação. Se for colocar na ponta do lápis, os prejuízos com a produção giram em torno de 40 mil reais, sem contar o investimento com a plantação.

Agora, fica a sensação de que as coisas precisam recomeçar. Esperamos que as autoridades nos ajudem a recuperar as lavouras e que arrumem medidas para impedir que a mesma situação aconteça nos próximos anos. Um financiamento com juros baixos ou juros zero seria o ideal para os produtores”.

Mais de 1.245 pessoas estão desalojadas e 194 desabrigadas em São Mateus

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Rodolfo Lovo, cerca de 50 barragens já romperam com as fortes chuvas. São Mateus está enfrentando uma situação delicada nesta semana, ao todo, mais de 1.245 pessoas estão desalojadas e 194 desabrigadas.

Há 14 anos que não chove com essa força e ainda estamos em estado de alerta porque existe previsão de mais chuvas para São Mateus nos próximos dias. Por isso, estamos fazendo uma força-tarefa para atender todos os produtores. Infelizmente, durante as nossas visitas às propriedades, nos deparamos com pessoas muito deprimidas por terem perdidos as suas lavouras”.

A agricultura é o carro-chefe do município e quando estiar nós vamos tomar todas as medidas necessárias para reconstruir as barragens e as estradas que estão em estado crítico”, explicou Rodolfo Lovo.

O secretário municipal afirma que foram enviados caminhões pipas para realizarem a sucção das águas que estão acumuladas nas ruas, casas e propriedades. E mais de três mil pessoas estão sendo atendidas pela assistência social do município.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!