Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

Pelo segundo ano consecutivo, Ibatiba será representada no Prêmio Coffee of The Year, o maior e mais abrangente Concurso de Qualidade de Café do Brasil. Nesta quinta-feira (28), foram enviadas 14 amostras do município para a edição 2023 da disputa. A premiação acontece durante a Semana Internacional do Café (SIC), em novembro.
Na edição de 2022, os cafeicultores de Ibatiba enviaram seis amostras de cafés e cinco desses cafés ficaram entre os 150 finalistas do Concurso. O produtor Hélio Moreno Rodrigues foi o ibatibense melhor classificado, terminando o concurso como o 12º melhor café do país.
“A expectativa é termos, no mínimo, uma amostra de café premiada entre os 10 melhores cafés do Brasil, tendo em vista a evolução que estamos observando na qualidade dos cafés de Ibatiba nos últimos anos e os cafés com excelentes pontuações e características sensoriais produzidos nesta atual safra”, destacou o Chefe do Incaper Ibatiba, Cristiano Catheringer.
Conforme o Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Eduardo Silveira, as 14 amostras foram levadas para o Sul de Minas, com o apoio da Prefeitura de Ibatiba, para a avaliação do Concurso.
Ibatiba será representada pelos seguintes cafeicultores: David Paulino de Amorim (Córrego Santa Maria de Cima); Elena Aparecida Moreno de Andrade (Córrego Floresta); Gilmar de Castro Souza (Córrego Vista Alegre); Gilsinei Amorim Pereira (Córrego Cachoeira Alegre); Juliano Gomes Teixeira (Córrego do Perdido); Mateus de Souza Faria (Córrego Santa Maria de Cima) e Assildo Dias da Silveira (Córrego Cabeceira do Rio Pardo).
Os cafeicultores Renan Leandro de Souza (Córrego São João); Hélio Moreno Rodrigues (Córrego Cafarnaum) e Jorge Ferreira Serpa (Córrego do Perdido) enviaram duas amostras cada.
A cerimônia de premiação do Coffe of The Year 2023 ocorrerá no encerramento da Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte-MG entre os dias 8 e 10 de novembro.




