pube
Agro Rio de Janeiro

Florada de café enche de beleza os campos de Varre-Sai (RJ)

por Site Prefeitura

em 27/10/2022 às 15h03

2 min de leitura

Florada de café enche de beleza os campos de Varre-Sai (RJ)

*Fotos: Divulgação PMVS

Meu cafezal em flor, quanta flor, meu cafezal…” A canção de Cascatinha e Inhana, destacou o momento sublime de se avistar um cafezal em flor. E pelos campos de Varre-Sai (RJ), ao primeiro olhar, o que pode parecer neve cobrindo os pés de cafés são as flores brancas e perfumadas que trazem a esperança de uma boa colheita.

A florada vai muito além da beleza para os olhos, é através dela que o produtor pode conhecer o potencial produtivo da lavoura de café. Quanto mais flores, mais frutos podem ser produzidos.

pube

É na primavera, entre os meses de setembro e novembro, que acontece a florada. Podendo ocorrer mais de uma, dependendo das características do cultivo e de fatores ambientais como radiação solar, temperatura, disponibilidade de água e outros.

“O cuidado com a produção e com a lavoura precisa ser constante em todas as épocas do ano, fazendo com que a florada seja uma consequência de toda essa atenção, dispensada pelos produtores”, pontuou o secretário municipal de Agricultura de Varre-Sai, José Maria de Freitas Pelegrini.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, lembrou a importância da florada para a capital estadual do café.

“Além de um espetáculo lindo, é promissor de uma grande colheita, que se Deus quiser, trará lucros para os produtores e para o município”, afirmou o prefeito.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Clique aqui.