Anuário 2024

Uma nova chance para a fruta da paixão

Saiba sobre a produção de maracujá no Espírito Santo, incluindo dados sobre colheita e rendimento por hectare em 2023.

Foto: Freepik

Enraizada principalmente no Norte do Espírito Santo, a produção de maracujá têm caído nos últimos anos. Com uma área colhida de 565 hectares em 2023, ante 650 no ano anterior, a produção também teve queda, passando de 14.282 toneladas para 12.597 toneladas entre os dois anos citados. Em contrapartida, o rendimento por hectare aumentou levemente, passando de 21,9 quilos para 22,2 quilos.

Os municípios mais representativos na produção do Estado são Sooretama, que responde por 18% do que sai dos pomares, seguido de São Mateus (12,50%), Jaguaré (8,19%), Pinheiros (7,78%), Linhares (6,35%) e Boa Esperança (3,97%).

Algumas iniciativas a fim de revitalizar a produção de maracujá já mostram retorno. Em outubro de 2024, pesquisadores e extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizaram a entrega de mudas de maracujá-doce. A variedade BRS Mel do Cerrado (BRS MC/Embrapa) foi escolhida devido ao desenvolvimento e bons resultados apresentados na região. A cultivar, além de alta produtividade, oferece maior resistência a pragas e doenças.

 “Ela surge como uma boa opção para fruticultores, principalmente dotados de mais conhecimento técnico e para o cultivo em estufa. É possível obter frutos de alta qualidade, física e química, com alto valor no mercado. É também indicada para pequenos produtores e para a agricultura familiar praticada em sítios, chácaras e até mesmo no ambiente urbano”, ressalta o pesquisador e coordenador de produção vegetal do Incaper, Marlon Dutra.

Além disso, a beleza da planta também chama a atenção. Com a flor da cor vermelho arroxeada, a cultivar é indicada para a fruticultura ornamental, com o uso de flores, frutos e da própria planta no paisagismo de grandes áreas, como cercas e pergolados.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos