Turismo rural

Trinta experiências são formalizadas nas Montanhas Capixabas

O ano de 2021 fecha com a validação de 30 produtos de turismo de experiência nas Montanhas Capixabas. Os lançamentos

O ano de 2021 fechou com a validação de 30 produtos de turismo de experiência nas Montanhas Capixabas. Os lançamentos foram formalizados por programas como o “Espírito X”, capitaneado pelo Sebrae/ES, e o “Experiências do Brasil Rural”, uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura (Mapa) e Universidade Federal Fluminense (UFF), que contempla apenas Venda Nova do Imigrante, a “Capital Nacional do Agroturismo”.

Com o avanço da vacinação contra Covid-19, o setor investiu forte na capacitação de empreendimentos de turismo rural e em feiras como RuralturES e Exposul Rural Raízes para atrair mais turistas e agregar valor aos negócios, bastante prejudicados no auge da pandemia. O Estado tem tudo para se tornar referência nacional em experiências além da simples visita às propriedades rurais e do comércio de produtos da agroindústria.

Experiências do Brasil Rural
Experiências do Brasil Rural (Foto: Leandro Fidelis)

O “Espírito X” é uma metodologia de capacitação para o turismo de experiência. Com consultoria da Boomerang, o programa envolveu cervejarias, cafeicultores e donos de cafeterias, além de uma área de lazer com muares, num total de 21 iniciativas, dos municípios de Afonso Cláudio, Venda Nova, Castelo, Conceição do Castelo, Vargem Alta e Domingos Martins nos meses de outubro e novembro.

A empresa contratada atua diretamente na cocriação e estruturação das experiências com o intuito de auxiliar o empreendedor a aumentar e diversificar sua fonte de renda através da oferta de serviços. Segundo a consultora Cássia Coppo, os empreendedores saíram “com as experiências formatadas com a ideação e compreensão da experiência turística como grande aliado para os negócios, de acordo com a tendência publicada pela Organização Mundial do Turismo”.

A estreia dos novos produtos de experiência ocorreu durante a RuralturES 2021 (Feira Estadual de Turismo Rural), de 25 a 28 de novembro, no Centro de Eventos de Venda Nova, que teve como tema “Turismo de Experiências”. Um exemplo foi a proposta da Piwo Cervejaria com o lançamento da “Doppelbock”, uma cerveja com ar de sobremesa. Ao entrar em contato com a bebida, um artefato de metal quente carameliza os açúcares residuais, gerando aromas e sabores de caramelo, marshmallow e maltado intenso.

A experiência continua com a sensação da diferença térmica entre a espuma e o líquido. A espuma fica morna, enquanto o líquido continua frio. Segundo o cervejeiro Tedesko Almeida, o objeto conhecido como “bierstacheln” surgiu da necessidade de esquentar as cervejas que ficavam armazenadas a baixas temperaturas em celeiros na Alemanha. A novidade fez muito sucesso na RuralturES.

Após a Feira, a segunda missão dos participantes do “Espírito X” será a criação de um roteiro de cervejarias artesanais e cafés especiais, com lançamento previsto para 2022. O único empreendimento não ligado ao segmento que participa do programa é a Área de Lazer Celso de Oliveira, de Conceição do Castelo. O proprietário pretende investir em passeios de mula pelas regiões cortadas pela Rota Imperial.

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, realizador da RuralturES, mobilizou e envolveu o trade para a capacitação com o “Espírito X”. De acordo com o presidente, Leandro Carnielli, o legado do programa de capacitação é a inserção desses produtos de experiências no mercado. “É mais um destaque para o destino Montanhas Capixabas no cenário nacional. Nós estamos promovendo capacitação, criação de novos produtos e a política de regionalização no território”, destaca.

Leandro Carnielli na Feira Ruraltur em Venda Nova do Imigrante – Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, afirma que o turismo de experiência é uma novidade no atendimento da entidade, que criou metodologia para os equipamentos turísticos se prepararem para receber o turista. “Propriedades que produzem cafés especiais, empreendimentos de cerveja artesanal e a Expedição Tropeira, brilhante movimento cultural e tradicional capixaba, agora têm uma oportunidade de agregar valor ao serviço que já fazem. Para o Sebrae, trabalhar o turismo de experiência foi uma oportunidade importante, pois temos condições hoje de expandir esse atendimento em várias outras atividades, valorizando, agregando valor e criando fluxo turístico diferenciado, principalmente na área rural”.

Roteiro

Outros 11 produtos e atividades de experiência turística foram lançados dentre 35 participantes da etapa inicial do projeto “Experiências do Brasil Rural”. Nos dias 8 e 9 de dezembro, representantes do MTur e e da UFF estiveram em Venda Nova do Imigrante para validá-los. O “Roteiro Agroturismo” é um dos oito selecionados no Brasil para integrar o projeto.

A cidade foi proponente e contemplada com o roteiro graças a uma ação em conjunto das secretarias municipais de Turismo, Cultura e Artesanato e de Agricultura, com o apoio do Agrotur (AgroturES?) e do Convention. O “Roteiro Agroturismo” é caracterizado pela influência da imigração italiana, em especial nas tradições gastronômicas, e envolve propriedades rurais familiares, hotéis, pousadas e restaurantes.

Foram formalizados nessa fase os produtos e atividades: cervejarias artesanais (Altezza e Piwo, que também participam do “Espírito X”), socol (Sítio Lorenção), café (Fazenda Carnielli), massas (Venturim e La Bella Vista), geleias (Dona Martha Delícias), queijos (Monticiello e Sabor nas Montanhas), palmito (Venturim Conservas), Lavanda (Khas Café) e turismo receptivo (Canaltures).

As capacitações e mentorias para o desenvolvimento do turismo no campo tiveram início em maio, on-line. Além do treinamento, foram realizadas neste período outras ações, como a participação dos Queijos Monticiello no Festival de Turismo de Gramado (Festures), em novembro, e a produção de um vídeo sobre o preparo da “Polenta dell’Immigrato”, gravado no Restaurante Nossa Vida, a ser veiculado em janeiro como material de divulgação da rota turística.

A coordenadora de Turismo Social, braço da Coordenação Geral de Turismo Responsável do MTur, Carolina Favero, define como experiência em turismo a formatação de um produto mais personalizado, com poucas pessoas vivenciando algo específico da cultura local. Segundo a coordenadora, o Ministério tem estudos que apontam crescimento da procura de experiências muitas vezes ligadas à natureza (em locais abertos e destinos mais próximos, por exemplo) no pós-pandemia.

“O turista quer aprender alguma coisa com a viagem, interagir de maneira verdadeira com a comunidade. Isso é valorizar a própria cultura do lugar. E Venda Nova já fazia isso sem saber se tratar de experiência em muitos casos. Os novos produtos vão aumentar a competitividade do roteiro no mercado nacional e pode se tornar um ‘case’ de sucesso”, diz Carolina, antecipando a possibilidade de uma segunda edição do programa com a inserção de outras cadeias alimentícias.

A secretária Municipal de Turismo, Carla Caliman, também representante do projeto, destaca o aumento da visibilidade que a proposta do “Experiências do Brasil Rural” traz para Venda Nova do Imigrante. “Temos um Roteiro de Agroturismo muito tradicional, com mais de 30 anos, e o projeto foi uma oportunidade de união entre empreendedores novos e pioneiros. Vivemos um momento desafiador, mas sabemos que a grande tendência é pelo ambiente rural, aberto, ou seja, tudo o que temos a oferecer”, diz.

Um período de dificuldades, mas também de oportunidades para os empreendedores se reinventarem. Esta é a avaliação do presidente da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), Luciano Stelzer, para quem o programa “Experiências do Brasil Rural” surge no melhor momento. “O agroturismo sofreu muito com a pandemia, a exemplo de todos os outros segmentos. O movimento nas propriedades rurais, hotéis e pousadas parou mais no início e o preço dos insumos subiram descontroladamente, complicando muito a vida do pequeno produtor e da agroindústria, sem condições de competir com mercado grande. Agora, temos oportunidade de promover experiências memoráveis para o turista chegar e participar de algum modo daquilo que a gente faz”, afirma Stelzer.

A secretária de Estado do Turismo, Lenise Loureiro, ressalta a união de esforços para o setor alavancar no Espírito Santo e conta com a participação do próprio capixaba na promoção dos destinos. “A gente quer realçar o turismo de experiência através de um conjunto de atores: poder público, setor produtivo e sociedade. O governo, por sua vez, investe nas estradas para o turista chegar com segurança aos destinos. Vamos lançar a campanha de verão ‘Capixabear’ para o capixaba ir ao encontro dos lugares e divulgá-los, levando sua opinião e orgulho de ser capixaba. A ideia é mostrar nossa diversidade de atrativos e de experiências turísticas no Espírito Santo”.

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos