Mais lidas 🔥

Biodiversidade capixaba
Nova espécie vegetal é descoberta na região serrana do Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 10 de agosto

Pesquisa científica
Estudo encontra anomalias em 60,5% dos peixes analisados no norte do ES

Cafeicultura sustentável
Estudo mostra como práticas simples podem tornar cafezais mais sustentáveis

Café 2027/2028
Colheita de café chega ao fim e atenções já se voltam para a safra 2027/28

O Governo do Espírito Santo vai reforçar sua presença no mercado internacional ao participar da Fruit Attraction São Paulo 2026, considerada uma das principais feiras do setor de frutas, hortaliças e produtos frescos da América Latina. O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de março, reunindo produtores, exportadores, importadores e redes varejistas de diversos países.
Coordenada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a participação capixaba terá foco na promoção comercial e na ampliação das exportações. No estande institucional, estarão representadas cadeias estratégicas do agro estadual, como mamão, gengibre, pimenta-do-reino, cacau e frutas tropicais, além do setor de cooperativismo e abastecimento.
A comitiva reúne 34 expositores de 12 municípios do Espírito Santo, entre eles Linhares, Cariacica, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Sooretama, Domingos Martins, Itarana, Jaguaré, Pinheiros, Rio Bananal, São Mateus e Vitória. As regiões concentram polos produtivos relevantes e refletem a diversidade da agricultura capixaba.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, a presença na feira integra a estratégia de valorização da produção local e abertura de novos mercados. A iniciativa busca estimular a agregação de valor aos produtos e ampliar a competitividade do Estado no cenário nacional e internacional.
A expectativa do setor produtivo é de avanço nas relações comerciais. De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), a participação em edições anteriores já contribuiu para ampliar contatos com compradores e fortalecer a presença do mamão capixaba no exterior. Para este ano, a projeção é de expansão das oportunidades, com maior número de empresas exportadoras e foco em mercados da Europa e da América do Sul.
A atuação conjunta entre governo e entidades do setor produtivo também é vista como fator estratégico para consolidar o Espírito Santo como origem confiável de produtos agrícolas, ampliando a segurança para importadores e fortalecendo a inserção internacional da produção capixaba.




