pube
Agroindústria

Auditoria orienta município de Ibatiba para adesão de agroindústrias ao Susaf

por Assessoria de Imprensa

em 17/09/2021 às 10h22

3 min de leitura

Auditoria orienta município de Ibatiba para adesão de agroindústrias ao Susaf

A Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, segue trabalhando para a liberação da adesão do Serviço de Inspeção Municipal de Ibatiba (Simi) ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). Este sistema tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Ou seja, permite a comercialização de produtos da agroindústria, inicialmente restrita ao município, em todo estado.

O município vem se empenhando e, entre as ações, recentemente, foi realizada uma auditoria orientativa, de forma virtual (via internet) que contou com a participação da auditora do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) do Estado, Aline de Castro Alvarenga, o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Samuel Dias Damasceno, o gerente de Agroindústria de Pequeno Porte, o zootecnista William de Abreu Miranda, a supervisora do Simi, Erika Aparecida, e o veterinário do município, Adenir Junior.

pube

Conforme explica William Miranda, a auditoria gerou um relatório sobre o que é necessário ser feito pelo município para que consiga a equivalência. “Cumprindo todas as exigências, podemos apresentar agroindústrias a receberem o Susaf”, explica, destacando que, depois disso, ainda é feita uma Auditoria de Equivalência, que é realizada de forma presencial no empreendimento.

De acordo com informações do município, atualmente, estão em processo de registro do Selo de Inspeção Municipal de Ibatiba uma fábrica de embutidos e produtos cárneos, duas charcutarias, uma granja de ovos caipira, dois lacticínios, três de produção de mel e um entreposto de mel. “Destes, em junho, foram liberados três registros: dois de empresas que trabalham com a produção de mel e outra de laticínios, que comercializa queijo minas padrão e frescal”, destaca William. “E alguns desses todos são candidatos a serem indicados ao Susaf”, completa.

O Serviço de Inspeção Municipal (Simi) de Ibatiba foi criado em 2019 e regulamentado, por meio de decreto, no início de 2020, mas as atividades foram iniciadas, efetivamente e de forma intensa, no início de 2021, conforme solicitado pelo prefeito Luciano Pingo. O serviço vinha sendo estruturado e estava pronto para funcionar, como explica Willian Miranda.

Para conseguir o Simi, o proprietário da agroindústria pode acessar todo os formulários necessários, para fazer o requerimento, no site da Prefeitura (ibatiba.es.gov.br). Basta clicar no banner do Selo de Inspeção Municipal de Ibatiba existente no site (ou clique aqui agora) para ter acesso e depois procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, de Ibatiba – localizada na Casa de Pau, para entregar o requerimento à Coordenação do Serviço de Inspeção Municipal, o que vai gerar a abertura de um processo. A partir daí, a equipe vai orientar o produtor no que diz respeito à adequação sanitária e à produção, visando a garantia de um produto seguro para a população, o que é o principal objetivo da prefeitura.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!