pube
Agroindústria

Agroindústria de Vila Velha recebe certificado do Susaf-ES

por Site Prefeitura

em 23/10/2023 às 6h58

3 min de leitura

Agroindústria de Vila Velha  recebe certificado do Susaf-ES

Foto: divulgação PMVV

O Serviço de Inspeção Municipal de Vila Velha (SIM) conquista um avanço histórico no fomento ao agronegócio e no incentivo ao desenvolvimento sustentável da produção de alimentos de origem animal no município. Na sexta-feira (20), foi entregue mais um certificado de adesão ao Susaf à uma agroindústria de pequeno porte de Vila Velha.

Desta vez, quem receberá o certificado é a Xuri Alimentos Saudáveis, empresa de agricultura familiar situada na zona rural, que atua na produção e comercialização de ovos agroecológicos, além também de produtos orgânicos como frutas, legumes, verduras, hortaliças, chás, flores, ervas, temperos e outros vegetais.

pube

O Susaf permite a comercialização direta, em qualquer município, de produtos fabricados pelas agroindústrias certificadas pelo sistema. Com este certificado, o produtor pode vender em qualquer mercado capixaba sem nenhuma burocracia, o que impulsiona e amplia as vendas e a presença das empresas de Vila Velha em todo o Estado”, avalia o prefeito Arnaldinho Borgo.

Segundo Arnaldinho, o mercado capixaba está cada vez mais ávido por alimentos frescos, orgânicos, de boa qualidade e que possuam certificados municipal e estadual, para que possam ser consumidos com segurança, sem riscos à saúde e sem concorrência com outras empresas e marcas não certificadas.

“Por esse motivo, o selo Susaf é considerado ferramenta estratégica para fomentar o agronegócio em Vila Velha, onde a zona rural ocupa 52% de todo o território municipal. Esta conquista permitirá que as agroindustriais da nossa cidade tenham acesso a novos mercados consumidores, o que alavancará os negócios e criará oportunidades para a geração de mais emprego e renda no campo”, salienta o prefeito.
Avanço

Acompanhando esse processo desde o início – e após participar de três auditorias preliminares do Idaf, até chegar à fase de certificação das empresas agroindustriais do município –, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, afirma que o selo Susaf é um excelente exemplo de inovação e simplificação de procedimentos burocráticos na área do agronegócio.

“Vencemos a lentidão e a complexidade dos processos administrativos que dificultavam a vida dos empreendedores, modernizamos a legislação municipal e conquistamos segurança jurídica para promover melhorias contínuas em nosso ambiente de negócios, de modo a incentivar o aumento da produção em todas as atividades econômicas. E o setor agroindustrial também foi contemplado por esta importante parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e os setores produtivos”, informa.

exta-feira, no período de 8 às 17h.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!