pube
Agro Rio de Janeiro

Dia Mundial do Café: conheça programa especial da Agricultura do RJ

por Assessoria de Imprensa

em 14/04/2023 às 10h29

5 min de leitura

Dia Mundial do Café: conheça programa especial da Agricultura do RJ

*Fotos: Ascom Seappa

Hora de um bom cafezinho! Nesta sexta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Café, e para enaltecer esta data, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro ressalta o trabalho dos produtores desse grão e as suas ações que impactam a produção fluminense.

O Rio de Janeiro produz anualmente cerca de 300 mil sacas de café, sendo a Região Noroeste a maior produtora de café do estado com mais de 80% da produção, com destaque para os municípios de Varre-Sai, Porciúncula, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana. A cafeicultura da Região Noroeste está em plena expansão, inclusive, com uma estimativa de que tenham sido plantados no ano de 2022 aproximadamente 3 milhões de pés de café, refletindo em uma área plantada de mais de 500 hectares.

A Secretaria de Agricultura desenvolve um programa contínuo de fortalecimento da cadeia produtiva do café através da promoção de capacitação aos produtores nas mais modernas técnicas de plantio, manejo, colheita e pós colheita de café, justamente em busca da melhora da qualidade do produto.

“É realizado um trabalho em conjunto com a Emater-Rio, em prol do desenvolvimento do café aqui no nosso estado. A cafeicultura fluminense é referência em qualidade, nossos produtores podem contar com todo o suporte da pasta para ajudar no fortalecimento da cadeia produtiva do café”, enfatiza o secretário de Estado de Agricultura, Dr. Flávio.

O trabalho desenvolvido com o café vai desde uma assistência técnica de qualidade a divulgação dos cafés e valorização do produto a nível nacional. Para o gerente técnico regional de culturas da região Noroeste da Emater-Rio, Gustavo Polido, o crescimento da cafeicultura na Região é fruto de um trabalho que vem sendo realizado para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

pube

“A Emater-Rio vem desenvolvendo muitos trabalhos para ajudar a alavancar a cafeicultura do estado, dentre eles podemos destacar: a Assistência técnica aos produtores rurais desde a produção de mudas até a comercialização do produto final; Campanha de análises de solos; Dias de Campo sobre tecnologias aplicadas a Cafeicultura; Concursos de Qualidade de Café e Mostra de Cafés de Qualidade do Alto Noroeste do Rio de Janeiro”, explica Polido.

Essas são algumas ações que a Emater-Rio vem atuando, junto como vários parceiros, como: Pesagro-Rio, Prefeituras Municipais, Sebrae, Ascarj, Mapa, Coopercanol, sindicatos rurais, IFF, IFRJ, Ifes, entre outros.

“Dentro de todos esses trabalhos vale evidenciar o crescimento que estamos tendo na cafeicultura na expansão de novas áreas devido ao bom preço praticado nos últimos anos, mas principalmente no crescimento da produção de cafés especiais. Hoje nossos cafés já estão sendo reconhecidos no cenário nacional”, acrescenta o gerente técnico.

Ações realizadas em prol do fortalecimento da cafeicultura

O Rio de Janeiro ganha muita visibilidade quando o assunto é café. A qualidade do café fluminense é destaque em todo país. Isso só é possível graças ao trabalho da Secretaria de Estado de Agricultura, junto com a vinculada, Emater-Rio. Algumas ações são realizadas com intuito de aprimorar e expandir a área cafeeira.

No último ano foram executados mostras e concursos de café, que fomenta ainda mais a produção, que já vem sendo estimulada por meio do programa Agrofundo, pela linha de crédito Rio Café, que atua no fortalecimento e apoio a produção de cafés de qualidade do estado, contribuindo para a elevação da produção e produtividade do café.

Para o técnico da Emater-Rio em Porciúncula, Leonardo Dias, o programa Rio Café vem sendo executado nas propriedades dentro do estado do Rio e proporciona diversos benefícios para que o produtor rural possa investir na sua produção.

“O Programa libera até 30 mil para ser financiado com juros de 2%. O custeio que seria a compra de fertilizantes, insumos em geral para atividade cafeeira, tem até 2 anos para custear. Já no investimento, o produtor tem até 5 anos para pagar. Com o Rio Café os produtores conseguem alavancar a cafeicultura do estado, fazendo com que o Rio de Janeiro se torne cada vez maior em qualidade e produtividade”, ressalta o técnico.

O cafeicultor, Cristóvão José Ribeiro Teixeira, do Sítio Lajinha, Purilândia, 2° distrito de Porciúncula, é um dos produtores de Café Conilon que contribui para o crescimento e o sucesso do setor no estado. Com muita dedicação e o apoio da Secretaria de Agricultura, o jovem produtor investiu e colheu bons frutos por meio do Rio Café.

“Graças ao Rio Café, um programa do Governo do Estado em parceria com a Emater-Rio, que oferece empréstimo com o menor juros do mercado, apenas 2% ao ano, consegui investir em irrigação que foi uma grande conquista para mim. Com a irrigação, pude dar uma melhora no nosso sistema. Agradeço a Secretaria de Agricultura, Emater-Rio e ao Governo do Estado por oferecer o Rio Café para nós produtores. Que o programa continue para que mais pessoas possam contar com esse benefício”, conta Cristóvão.

Os produtores fluminenses que desejam solicitar essa linha de crédito podem entrar em contato por meio do e-mail: [email protected]. Outra opção é procurar os escritórios da Emater-Rio, executora do projeto, da sua região. Para consultar todos os endereços dos escritórios locais, acesse o link: https://bit.ly/36EIXfZ.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!