pube
Agricultura familiar

Santa Leopoldina institui o Dia do Gengibre

Prefeito sanciona lei que cria a data no município, um dos maiores exportadores do país

por Leandro Fidelis

em 28/07/2021 às 9h35

2 min de leitura

Santa Leopoldina institui o Dia do Gengibre

Foto: Leandro FIdelis

O prefeito de Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer, sancionou ontem (27) a lei que institui o Dia Municipal do Gengibre (15 de maio). O projeto de lei, de autoria dos vereadores Jefferson Rodrigues e Nelson Lichtenheld, foi aprovado pela Câmara Municipal em 6 de julho com o intuito de valorizar a cultura da raiz.

pube

O município da região serrana do Estado é um dos maiores exportadores de gengibre do país. Segundo os vereadores, cerca de 80% da produção brasileira que é exportada sai da região produtora compreendida entre Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins. A cultura é desenvolvida por agricultores familiares, predominantemente de origem alemã e pomerana.

Foto: Leandro Fidelis

Com a inclusão da data do calendário municipal de eventos, a ideia é realizar cursos, seminários e palestras e outras atividades culturais e econômicas ligadas ao gengibre.

Para celebrar a conquista, autoridades locais organizaram ontem uma recepção para o empresário Marcus Buaiz, considerado um “embaixador” do Espírito Santo no Brasil e no mundo, e o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto. A agenda contou com visitas às propriedades das famílias Plaster e Bellardt, no distrito de Caramuru, onde a comitiva conheceu a preparação do terreno, a colheita, o processo de lavagem e secagem da raiz, até o carregamento de um contêiner para exportação aos Estados Unidos.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!