Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate
Da redação
Em sua nova estimativa, do mês de junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou produção de 48,8 milhões de sacas de 60 kg na safra 2016. O número representa queda de 1,6% em relação ao estimado no mês anterior pelo órgão.
No Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de junho destacaram-se algumas variações negativas em produções brasileiras. Entre elas, o café em grão canéfora, que inclui robusta e conilon, apresentou recuo de 10%, em relação a maio. Esta é a segunda queda consecutiva que o IBGE aponta na estimativa na espécie.
Na estimativa total, o café arábica participa com 82% e o canephora (conilon), com 18%. O Espírito Santo, maior produtor de conilon (60,1% da produção nacional) deve colher uma safra de 316,3 mil toneladas, com queda de 16% frente à produção esperada no mês anterior, devido à estiagem que afeta os principais municípios produtores por dois anos consecutivos.
Estimativa de junho em relação à produção obtida em 2015
Entre os 26 principais produtos, 12 apresentaram alta na estimativa de produção em relação a 2015. O café em grão arábica foi um deles, com 20,3%. Já com variação negativa foram quatorze produtos, incluindo o canéfora, conilon ou robusta, com queda de 19,6%, em relação à safra 2015.
Fonte: Café Point





