Mais lidas 🔥

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Mudança de vida
Do concreto ao cafezal: uma história de transformação no interior capixaba

Investigação
Operação prende suspeitos de fraude na comercialização de café no sul do ES

Política agrícola
Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau

Mercado do boi
Preço do boi gordo convergem entre estados produtores

O café, o chocolate produzido a partir do cacau capixaba e a cachaça serão utilizados como ferramentas de promoção do Espírito Santo no mercado argentino. Os produtos integrarão uma série de ações voltadas a agentes de viagem, empresários, imprensa, influenciadores e consumidores, com o objetivo de apresentar as experiências turísticas e a identidade produtiva do estado.
A estratégia faz parte do Projeto de Internacionalização do Destino Espírito Santo, apresentado nesta terça-feira (28), durante reunião no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória. A iniciativa reúne a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Conselho Estadual de Turismo (Contures), o Sebrae/ES e a Fecomércio-ES, além de empresas parceiras.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, os produtos capixabas serão apresentados durante a Semana do Espírito Santo na Argentina, prevista para ocorrer entre os dias 17 e 24 de outubro.
As atividades incluem ações promocionais em três shopping centers, encontros comerciais entre empresas brasileiras e argentinas e uma programação direcionada ao consumidor final. O objetivo é associar os atrativos naturais do Espírito Santo a experiências gastronômicas e produtos que representam diferentes regiões do estado.
“Faremos essa ativação utilizando nossas maiores riquezas, como o café, a cachaça e o chocolate, já que o público argentino é um grande consumidor dessas experiências”, afirmou Rigo.
A programação comercial será intensificada entre os dias 21 e 23 de outubro. Das 14 às 18 horas, os encontros serão voltados a agências e operadoras de turismo. Das 18 às 21 horas, as atividades serão abertas ao público argentino.
De acordo com Rigo, praias e destinos litorâneos serão o principal ponto de partida da campanha, mas a promoção também apresentará as montanhas, a gastronomia e as experiências ligadas à produção rural capixaba.
“Vamos vender o Espírito Santo com foco em praia e mar, que é o que o argentino mais busca, mas também apresentando nossas montanhas e experiências”, explicou.
Ao utilizar o café e o chocolate nas ações, o projeto amplia o espaço para cadeias produtivas que já funcionam como atrativos turísticos no Espírito Santo. Regiões produtoras podem ser inseridas em roteiros que envolvem visitas a propriedades, conhecimento dos processos de produção, degustações e contato direto com produtores.
O café está presente em diferentes regiões capixabas, das lavouras de conilon no norte e noroeste às propriedades de arábica nas montanhas. O cacau, por sua vez, tem forte presença principalmente no norte do estado e vem ganhando espaço na produção de chocolates de origem.
A proposta é fazer com que esses produtos sejam utilizados não apenas durante os eventos na Argentina, mas também como porta de entrada para que agentes e consumidores conheçam novos destinos dentro do Espírito Santo.
Agentes conhecerão produção capixaba
A estratégia também prevê trazer ao estado 170 agentes de viagem argentinos ligados a pelo menos cinco operadoras. Durante sete dias, os profissionais participarão de uma imersão nos atrativos e nas experiências capixabas.
Os agentes já terão passado por capacitações e apresentações realizadas durante roadshows em cidades argentinas. A visita ao Espírito Santo permitirá que conheçam presencialmente os destinos que deverão oferecer posteriormente aos consumidores.
“O grande desafio será trazer 170 agentes de viagem ao Espírito Santo. Esses agentes, que já passaram pela capacitação nos roadshows e viram o estado por fotos, vivenciarão sete dias de imersão aqui. Queremos que eles fiquem encantados para impulsionar as vendas do nosso verão”, declarou Rigo.
As ações realizadas em maio, agosto e outubro devem alcançar dez cidades e impactar mais de 800 agentes de viagem. Entre as empresas mencionadas como possíveis participantes estão Despegar, Principios, Almundo e Ola.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/ES, a combinação entre promoção comercial, capacitação e experiências presenciais poderá ampliar o interesse pelo destino capixaba e criar oportunidades para empresas de diferentes setores.
“É um destino novo para eles, e isso tem sido celebrado inclusive lá na Argentina, pois surgiu uma nova opção no Brasil. Tudo o que é novo dá trabalho e exige promoção, mas é uma grande oportunidade para criarmos essa conexão direta”, concluiu.






Comentários 0