Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

A primeira fazenda inflável do mundo surpreendeu os participantes da CES 24 (Consumer Technology Association), a maior feira de eletrônicos de consumo do mundo, de 09 a 12 de janeiro, em Las Vegas (EUA). Desenvolvida pela agtech sul-coreana Midbar, a AirFarm recebeu o prêmio de melhor inovação na categoria “Segurança Humana para Todos”. Trata-se de uma solução inovadora projetada para economizar água e recursos naturais, além de permitir que qualquer pessoa, independentemente de atuar na agricultura, produza seu próprio alimento.
A fazenda inflável tem capacidade de operar em qualquer hora e lugar, eliminando a necessidade de estruturas de aço pesadas e dispendiosas. Ao converter a umidade do ar em água em tempo real e recirculá-la para as raízes das culturas, a AirFarm opera sem infraestrutura hídrica, reduzindo as necessidades de água em 99% em comparação com a agricultura tradicional e em 90% em relação aos concorrentes agrícolas verticais.
Segundo descrição no site oficial da CES 24, a AirFarm foi criada para ser resistente, mas leve. Tem capacidade de passar por portas e elevadores sem maquinaria pesada tornam a fazenda inflável ideal para a produção imediata de alimentos em áreas afetadas por catástrofes, campos de refugiados e nações em desenvolvimento, contribuindo significativamente para a segurança alimentar de populações vulneráveis.
Além disso, o design inovador da AirFarm oferece flexibilidade para cultivar alimentos em qualquer ambiente interno existente, quebrando as limitações dos sistemas agrícolas atuais. O formato desinflável abre novos horizontes para a segurança alimentar até mesmo no espaço.
Considerado palco para inovações globais, a CES 24 destacou a importância dessa tecnologia que não apenas transforma a agricultura, mas também contribui para um futuro mais sustentável e eficiente na produção de alimentos.





