pube
#TBTConexãoSafra

As jovens rurais que combatem a desinformação sobre o agro nas redes

por Rosimeri Ronquetti

em 11/07/2024 às 0h02

3 min de leitura

As jovens rurais que combatem a desinformação sobre o agro nas redes

Matéria publicada originalmente 14/03/2023

Em meio a tantas informações desencontradas, e muitas vezes mentirosas sobre o agro, surgiu nos últimos anos a figura do agro influenciador. E “as meninas”, claro, não deixaram por menos. Apesar da rotina exaustiva, elas encontram tempo para falar do agro na web.

Jovem, bonita, delicada e produtora rural. A descrição é da agro influencer capixaba com maior número de seguidores no Instagram, mais de 100 mil, Jamila Brambilla (24), do interior de Castelo, no Sul do Estado.

pube

Mas, o número de pessoas que acompanham seu trabalho diário no campo não envaidece a moça nem um pouco. Para ela, o mais importante é levar informação sobre o agro e inspirar outras pessoas a ficarem no campo.

“Os outros falam que sou influenciadora, famosa, mas não me vejo assim. Fico feliz quando encontro gente que diz se inspira em mim para continuar na roça, que sou exemplo. No meu perfil mostro meu trabalho, o processo de produção dos alimentos, desde quando a gente compra a semente, semeia, o tempo que fica na estufa para poder crescer e se tornar muda bonita para levar para o campo… É uma forma de combater a desinformação sobre o agronegócio. Muitas pessoas não conhecem nosso trabalho, não sabem como funciona e acabam postando ou repostando informações erradas”, esclarece.

Jamila conta que as pessoas perguntam quando ela vai se dedicar mais ao Instagram para poder ganhar dinheiro e abandonar a roça. “Elas não entendem que se eu não trabalhar na roça não existe Instagram. As pessoas não estão acostumadas com as fotos que posto, as coisas que faço, porque, para elas, é uma coisa estranha, principalmente por ser uma mulher trabalhando na roça”.

Para se inspirar e melhorar ainda mais suas postagens, Jamila segue agro influenciadoras reconhecidas nacionalmente.  E, assim como elas, sempre que surge uma polêmica sobre o agro nas mídias digitais, ou mesmo tradicionais, Jamila usa a rede social para esclarecer o assunto do momento. “Falo daquilo que sei, não fico inventando nada para dizer”.

Luiza com a mãe em Jaguaré, no Norte do Estado.

A engenheira agrônoma e cafeicultora Luiza Bonomo também encontrou nas redes um espaço para se comunicar com os produtores, dar dicas e tirar dúvidas.

“Existe informação em qualquer lugar. Todo mundo pode falar de tudo e tem muita gente que não sabe nada do assunto falando inverdades sobre o agro. Acredito que quando uma pessoa que está dentro do agro, diretamente, começa a se comunicar, isso alcança outras com a verdade, com a realidade do que realmente acontece nesse meio. Já ouvi de algumas pessoas que elas decidiram ficar na lavoura, fazer agronomia, devido aos conteúdos que posto, principalmente filhas de produtores”, comenta a agro influencer, com mais de 10 mil seguidores.

Amanda Lacerda tem bem menos seguidores que Luiza e Jamila, porém já definiu o que e por que se comunicar por meio das redes sociais. “Para fazer um café de qualidade é necessário bom manejo da lavoura. E muitos produtores não têm condições de pagar consultoria com técnicos. Minha forma de ajudar é incentivando e mostrando situações que podem ocorrer na lavoura e as medidas a serem tomadas. Além de ajudar quem deseja iniciar, mas não sabe por onde começar. Também compartilho o cotidiano da lavoura para as pessoas entenderem um pouco do que os produtores passam para produzir um bom café”, destaque a estreante na web.

CONTINUA…

DA MESMA SÉRIE

- Mulheres no campo: protagonismo, empreendedorismo e políticas públicas- Mulheres assumem a sucessão familiar no campo- Artesã supera preconceitos e transforma materiais da roça em arte- Histórias inspiradoras de liderança e superação delas na agroindústria- Dete Lorenção: inspiração feminina na Capital Nacional do Agroturismo- Juntas elas se tornam mais fortes e chegam mais longe- Empresária de Dores inova com cosméticos à base do Café do Caparaó- Jovem amazona de Afonso Cláudio se destaca em competições de laço

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!