Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Nos dias 1º e 2 de junho, a revista CONEXÃO SAFRA e o portal aquinoticias.com realizam a 2ª edição do Sustentabilidade Capixaba. O evento tem o objetivo de apoiar as iniciativas em busca de uma nova consciência ecológica sobre a importância da recuperação, preservação e uso responsável dos recursos naturais dos municípios do Espírito Santo.
Com a proposta de percorrer os municípios capixabas, neste ano o evento será realizado no Conceição Hall, em Linhares, e ocorrerá de forma presencial e híbrida, mesmo formato utilizado na primeira edição.
Após o sucesso do ano passado, o Sustentabilidade Capixaba traz novidades para 2022. Além das palestras e painéis com grandes nomes nacionais e internacionais da área do meio ambiente, o evento terá ainda: Feira Verde, Cine Ambiental, Feira de Pequenos Empreendimentos, Oficina de Desenho e Oficina de Ecobags.

“O Sustentabilidade, este ano, vai à Linhares para o desdobramento do trabalho iniciado em 2021. É um passo a mais unindo a cadeia produtiva da indústria, do agro, as comunidades e empresas públicas e privadas, que têm suas operações no Espírito Santo. A ideia é avançar nessa pauta, que é tão relevante em todos os segmentos. O meio ambiente não é mais uma questão de necessidade, e sim da existência das próprias instituições”, comenta Kátia Quedevez, diretora da Conexão Safra.
Sustentabilidade Capixaba vai avançar mais nas discussões
Segundo a diretora, a sociedade também cobra que essas empresas tenham atitudes sustentáveis. “A Findes/Linhares e o Sesi/Senai abrem as portas para esse momento em que consideramos que seja um grande momento da discussão do meio ambiente no Espírito Santo”, pontua.
Para 2022, o intuito do Sustentabilidade Capixaba é avançar mais nas discussões. “Vamos avançar mais nas discussões e na troca de experiências, para que todo Espírito Santo e o Brasil, já que é híbrido, conheça as atividades sustentáveis das empresas, instituições, públicas e privadas”, continua Kátia.

“Desta vez, vamos envolver as grandes empresas, grandes corporações, mas também comunidades e pequenos negócios, pequenos empreendedores sustentáveis. É o grande encontro ambiental do estado do Espírito Santo”, completa.
Propostas do Sustentabilidade Capixaba

O Sustentabilidade Capixaba oferece uma proposta de médio e longo prazo, mas que também visa a resultados com impacto imediato, em especial no que diz respeito ao conhecimento, à valorização e a divulgação das boas iniciativas governamentais, não governamentais e privadas em prol do uso de energias renováveis e sustentáveis, da segurança hídrica, da redução dos impactos, da remuneração por serviços ambientais e da qualidade de vida das populações.
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Fabricio Machado, o evento vai promover um maior engajamento em prol do meio ambiente e levantar a discussão entre os capixabas.
“É preciso expandir e multiplicar o conhecimento sobre os efeitos das mudanças climáticas, localmente e no mundo, e de como é urgente encontrar respostas sustentáveis e soluções inovadoras e tecnológicas que possam unir desenvolvimento econômico, geração de renda, dignidade às pessoas e preservação ambiental. A resposta está na inteligência verde que pode ser gerada, que aproxima a economia verde tão discutida no mundo, com a mudança do olhar das pessoas, no dia a dia, para a saúde do planeta. Estaremos em Linhares não apenas como parceiro da segunda edição do Sustentabilidade Capixaba, mas totalmente engajados e motivados na promoção dessa mudança de olhar. É responsabilidade nossa nos interessar e nos mover para esta restauração da natureza e de nós mesmos”, finaliza.





