pube
Sustentabilidade

ES recebe missão europeia para fortalecer agronegócio verde

por Fernanda Zandonadi e Rosimeri Ronquetti

em 05/12/2024 às 11h41

3 min de leitura

ES recebe missão europeia para fortalecer agronegócio verde

Foto: divulgação/freepik.com

Uma comitiva dos governos da Itália, Espanha, Irlanda e Bélgica, além de representantes do Programa AL Invest, desembarcam no Espírito Santo nesta sexta-feira (6). A visita tem como objetivo fortalecer a parceria para a implementação do novo regulamento europeu de produtos livres de desmatamento, que entrará em vigor em 2026. O grupo vai conhecer as cadeias de produção de cacau e café no Norte capixaba e passará pelos municípios de Linhares, São Gabriel da Palha e Vila Valério.

Os membros da missão europeia começarão a visita por uma propriedade em Linhares, que vai representar o projeto Mulheres do Cacau. Depois, conhecerão o cacau cabruca, um sistema tradicional de cultivo onde os cacaueiros são cultivados dentro da Mata Atlântica e as árvores nativas fornecem sombra às plantas. Também farão visitas a plantações de café e cooperativas. Na segunda-feira, o grupo será recebido pelo governador Renato Casagrande no Palácio Anchieta.

O AL-Invest é um programa de cooperação entre a União Europeia e a América Latina e tem como objetivo promover o crescimento sustentável. No Espírito Santo, há a proposta de financiamento de um projeto de mapeamento das cadeias de café, cacau e florestas plantadas. O investimento chega a 3 milhões de euros para a criação de uma plataforma de verificação de conformidade dos produtos capixabas com as exigências do regulamento europeu.

pube

Segundo o subsecretário de Estado da Agricultura, Michel Tesch, a comitiva aproveitou a oportunidade para conhecer de perto as práticas sustentáveis da agricultura capixaba. Ele salienta que a visita é fundamental para que os representantes europeus compreendam a complexidade das cadeias produtivas locais e como o Espírito Santo está se adaptando às novas demandas do mercado internacional.

“Eles vêm ver em campo para ver como as coisas funcionam, como é o trabalho de sustentabilidade que o Espírito Santo faz nessas cadeias, as inovações adotadas e como vamos fazer o mapeamento “, explicou Tesch.

Para o representante, a visita é uma oportunidade única de mostrar ao mercado externo a excelência da agricultura capixaba. “Quando vem um grupo de fora do Brasil, principalmente países compradores dos nossos produtos do agronegócio, é uma oportunidade de mostrar o trabalho e como as cadeias produtivas do Espírito Santo são profissionais de ponta a ponta, desde quem produz até quem exporta. A visita é uma mudança de paradigma que vai mostrar a eles, na prática, como é a agricultura tropical. Para nós, é uma oportunidade de reforçar a posição do Espírito Santo como uma origem provedora de produtos seguros, de qualidade e sustentabilidade do agronegócio”, afirmou.

O que é o Pacto Ecológico Europeu

O Green Deal Europeu (ou Pacto Ecológico Europeu) é uma iniciativa da União Europeia (UE) que visa a transformar a economia europeia em uma economia neutra em carbono até 2050. Essa transformação exige uma série de mudanças em diversos setores, incluindo a agricultura, a indústria e a energia.

Por conta do pacto, a União Europeia está implementando uma série de regulamentações mais rigorosas para produtos importados, com foco em questões ambientais e sociais. Isso significa que os produtos exportados para a UE precisarão atender a padrões mais altos de sustentabilidade, como a redução de emissões de carbono, o uso de práticas agrícolas sustentáveis e o respeito aos direitos trabalhistas.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!