pube
Sustentabilidade

Palestra vai abordar mudanças ambientais causadas pelo homem e ações para mitigar o desequilíbrio ecológico

O evento acontece nos dias 1º e 2 de junho e busca apoiar e divulgar iniciativas que visam à recuperação, preservação e uso responsável dos recursos naturais no Espírito Santo

por Fernanda Zandonadi

em 25/05/2021 às 9h23

3 min de leitura

Palestra vai abordar mudanças ambientais causadas pelo homem e ações para mitigar o desequilíbrio ecológico

Se a história geológica da Terra fosse condensada nas 24 horas de um dia, o homem moderno só surgiria quando faltassem três segundos para a meia-noite. As palavras são a chave da entrada para um conceito relativamente novo: a de que estamos numa nova era geológica: o antropoceno, ou a idade recente do homem.

Muitos cientistas defendem que essa nova era é marcada pela ação do ser humano na escalada da mudança ambiental. Na prática, o homem do antropoceno – nós mesmos!!! – tem contribuído para um desequilíbrio ecológico nunca visto na história do planeta.

A promotora do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Isabela de Deus Cordeiro, que atua fortemente nas áreas de meio ambiente e políticas públicas, trará o tema ao debate, durante o Seminário Sustentabilidade Capixaba.

pube

“Serão abordados os níveis de desgaste planetários resultantes de uma ação antropocênica que tem levado a um comprometimento quase irreversível e, em muitos casos, já irreversível, do equilíbrio ecológico. Em paralelo, serão apresentadas as ações do MPES no sentido de viabilizar a concretização de um paradigma real de sustentabilidade e não meramente discursivo, a partir das atuações do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos e do Fórum Espíritossantense de Combate ao Uso de Agrotóxicos”, explica a promotora.

O evento acontece nos dias 1º e 2 de junho, em Guaçuí, no Caparaó. O seminário, que será ministrado de forma on-line, busca apoiar e divulgar iniciativas que visam à recuperação, preservação e uso responsável dos recursos naturais no Espírito Santo. No final das palestras, será emitido certificado de participação com carga horária de 12 horas.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Sobre a promotora Isabela de Deus Cordeiro:

É doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória. Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculade de Direito de Vitória. Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Direito Urbano-Ambiental pela Fundação Escola do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Pós graduanda em Direito Ambiental pelo Círculo de Estudos na Internet em parceria com o Instituto o Direito por um Planeta Verde. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001). Membro da Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente e Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo. Coordenadora do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos e Coordenadora do Fórum Espíritosantense de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênicos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente e políticas públicas.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!