pube
Sustentabilidade

Lançamento do livro “RPPNs do Espírito Santo” dá início às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em Guaçuí

por Assessoria de Imprensa

em 27/05/2022 às 14h56

3 min de leitura

Lançamento do livro “RPPNs do Espírito Santo” dá início às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em Guaçuí

Fotos: divulgação

Dando início às comemorações do mês alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Guaçuí sediará o lançamento do livro “Cultura e Natureza, RPPNs do Espírito Santo”. O evento será realizado no Teatro Municipal Fernando Torres, no próximo dia 1º de junho às 18h30, com apoio da prefeitura municipal, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.

Bela Vista Cultural aborda o protagonismo da sociedade civil em prol do Meio Ambiente em livro sobre as RPPNs do Espírito Santo

Foto: divulgação

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma unidade de conservação privada onde o proprietário, voluntariamente, decide proteger uma determinada área em caráter perpétuo. Tal iniciativa contribui em muito para o meio ambiente e permite a realização de ações derivadas, relacionadas à educação ambiental, à pesquisa e ao turismo sustentável, apresentando ao cidadão a importância da conservação da biodiversidade.

Hoje, o Brasil possui mais de 1.600 reservas particulares, que representam cerca de 900 mil hectares de áreas protegidas, em todos os biomas do País. No Espírito Santo, onde Mata Atlântica já ocupou praticamente todo o estado, são 57 RPPNs reconhecidas, que abrigam remanescentes florestais resistentes ao povoamento, às plantações, às pastagens para a pecuária e ao desmatamento. Das 57 RPPNs capixabas, duas estão no município de Guaçuí.

pube

O livro com 160 páginas é o resultado prático de uma expedição realizada em 2021 pela equipe da editora e da ACPN, com a participação do fotógrafo Silvestre Silva, com vasta experiência na área de botânica, que visitou 19 municípios capixabas, registrando imagens inéditas e colhendo informações sobre as RPPNs incluídas na obra. Além de trazer informações, fatos curiosos, histórias de vida e dados sobre a fauna e a flora presentes nestas reservas, o livro também aborda o contexto em que foram criadas e as características humanas, históricas e culturais dos municípios e diferentes regiões capixabas onde estão presentes. “O trabalho de campo foi muito gratificante. Primeiro pela beleza das paisagens, com suas montanhas, matas, praias e rios. Segundo pelo lado humano – os donos das RPPNs nos atenderam com uma hospitalidade difícil de esquecer. O nosso desafio foi o de retribuir esse carinho e mostrar toda essa riqueza ao leitor”, afirma Sérgio Simões, coordenador editorial da Bela Vista Cultural e membro da equipe de campo.

A obra faz parte de uma ação mais ampla, realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e que promoverá a doação de exemplares do livro para escolas públicas de Guaçuí e da região do Caparaó, entidades parceiras e proprietários das RPPNs, visando disseminar a mensagem preservacionista da proposta.

As escolas municipais Deocleciano de Oliveira, José Antônio de Carvalho, Professora Elvira Bruzzi e Isaura Marques da Silva – CAIC, receberão um exemplar para compor o acervo de suas bibliotecas.

A secretaria municipal de Meio Ambiente (Semmam), já está entrando em contado com os responsáveis a fim de disponibilizar aos interessados a obra em PDF.

Informações:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaçuí (28) 3553-2462

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!