pube
Sustentabilidade

De olho no rio: série resume ações prioritárias que devem ser realizadas nas bacias hidrográficas capixabas

por Assessoria de Comunicação Agerh

em 27/04/2022 às 19h44

2 min de leitura

De olho no rio: série resume ações prioritárias que devem ser realizadas nas bacias hidrográficas capixabas

Foto: Humberto Capai/Agerh/divulgação

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) tornou pública, no primeiro trimestre do ano, a série “De Olho no Rio”, formada por 10 documentos que resumem, de forma simples e acessível, as ações prioritárias que devem ser implementadas para a sustentabilidade hídrica das bacias hidrográficas.

Os arquivos digitais, disponibilizados em PDF no site da Agerh, se baseiam nos conteúdos dos Planos de Recursos Hídricos e seus respectivos Manuais Operativos (MOps).

pube

As bacias e regiões hidrográficas que receberam os documentos são: ItabapoanaItapemirimNovoBeneventeJucuSanta Maria da VitóriaLitoral Centro-NorteSão Mateus e Itaúnas.

O “De Olho no Rio” também considerou um resumo sobre todo o Espírito Santo, baseado no Plano Estadual de Recursos Hídricos (Perh) e seu MOp. Acesse clicando aqui.

De acordo com a gerente de planejamento e pesquisa, Monica Amorim, cada documento foi elaborado como um roteiro para que os usuários, comunidades e consumidores de água possam compreender quais são as ações prioritárias que deverão ser realizadas em cada bacia ou região para que se garanta o acesso e a qualidade da água na região.

“A série serve como uma espécie de introdução ao tema ‘planejamento e gestão da água’. A ideia é que o material seja amplamente explorado por membros de Comitês de Bacias Hidrográficas, professores, escolas, organizações não governamentais que atuam na área de meio ambiente e recursos hídricos e qualquer pessoa que tenha interesse em começar a entender um pouco sobre a gestão da água no Espírito Santo”, sugere Monica Amorim.