pube
Sustentabilidade

Cinema como instrumento pedagógico para a educação ambiental em Guaçuí

por 90,5 FM

em 18/04/2022 às 7h46

2 min de leitura

Cinema como instrumento pedagógico para a educação ambiental em Guaçuí

Foto: divulgação

Sete curtas-metragens serão exibidos na Mostra de Vídeos Curtas Ambiental de Guaçuí, que ocorrerá dia 8 de junho no Teatro Municipal Fernando Torres e abordará um problema grave, recorrente em várias partes do país e no mundo, Desmatamento: causas, consequências e soluções”.

A ideia central da Mostra de Vídeos Curtas Ambiental é trazer temas relacionados a questões ambientais, numa abordagem de situações vivenciadas no cotidiano da população. O evento envolve, em média, cerca de 210 alunos e professores, além de mais de dois mil alunos assistentes.

pube

As atividades da Semana Alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, começou a ser discutida desde o mês de fevereiro quando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), mais uma vez abriu a oportunidade de a população em geral opinar sobre o tema a ser trabalhado.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins, o tema trabalhado pelas escolas é altamente relevante e afeta todo planeta porque, “uma das principais consequências do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa, dentre outros inúmeros danos”.

O Projeto tem forte viés educativo, levando-se em conta as reflexões que gera e as transformações positivas que traz para a vida dos participantes.

A Mostra já foi vencedora de prêmios, entre eles a Mostra Nacional – Circuito Tela Verde, Prêmio Ecologia (TV Vitória/Seama) e Prêmio Biguá da TV Gazeta Sul, além de ter alcançado a primeira colocação no Prêmio Boas Práticas Gerson Camata, categoria Cidade para as Pessoas, promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) em 2019 e a Medalha “Paulo Vinha”, concedida pela Assembleia Legislativa àqueles que se destacam na valorização do meio ambiente, dos recursos naturais e na luta pela preservação da biodiversidade, no ano de 2021.

Pela segunda vez o evento contará com uma escola convidada, onde este ano será a vez da Escola Municipal Agrícola de Afonso Cláudio, com o objetivo de conhecer e implantar o projeto naquela cidade.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!