Sustentabilidade

Bazar solidário vai ajudar a quem mais precisa em Guaçuí; saiba como comprar e doar

O ponto de coleta e vendas será a sede do Aqui Notícias, que fica perto da rodoviária de Cachoeiro de Itapemirim, na Rua Antônio Caetano Gonçalves, 09, Gilberto Machado, a rua do prédio da Clinefro, em frente ao Zuquinha despachante

por Fernanda Zandonadi

em 09/07/2021 às 16h36

3 min de leitura

Há algumas décadas, comprar uma peça de roupa, ou um tecido para costurar um novo vestido, era sinal de vésperas de comemorações. Cada um tinha algumas peças de roupa para ir para a escola, as de "ficar em casa" e, claro, aquelas usada somente em ocasiões especiais, como ir a uma missa ou casamento.

Com a democratização da moda, muitos desses hábitos viraram coisas do passado. Além de peças mais baratas, o acesso a elas ficou mais fácil. Para dar uma ideia, o número de vezes que uma roupa é usada diminuiu 36% em 15 anos, segundo dados do Programa para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU).

pube

E isso gera uma bola de neve. Mais roupa nova esquecida no fundo da gaveta significa mais tingimento têxtil, que é o segundo maior poluidor de água do mundo. De 1960 a 2015, houve um recorde de resíduos têxteis com um aumento estimado de 811%.

No entanto, no círculo vicioso da moda entra um setor que vem crescendo ano a ano: os bazares. Dessa forma, peças seminovas ganham uma nova chance de uso. O AQUINOTICIAS.COM e o Instituto Preserve abraçaram a moda sustentável e estão fazendo uma ação solidária. Dois gols certeiros: ajudar o meio ambiente e a quem mais precisa.

"Todo dinheiro arrecadado será usado para a compra de kits de higiene para as famílias necessitadas de Guaçuí. Queremos ajudar principalmente as meninas, que nem sempre têm os itens que precisam", afirma Kátia Quedevez, uma das mentoras da ação.

Como comprar ou doar

Assim, é possível comprar as peças já arrecadadas e doar novos itens. O ponto de coleta e vendas será a sede do Aqui Notícias, que fica perto da rodoviária de Cachoeiro de Itapemirim, na Rua Antônio Caetano Gonçalves, 09, Gilberto Machado, a rua do prédio da Clinefro, em frente ao Zuquinha despachante.

É só levar sua doação entre 9h e 18h e se, gostar de algum item, garantir sua compra solidária também. No entanto, há outro detalhe muito importante: cobertores, panelas e itens de cozinha também serão muito bem-vindos. Esses itens serão entregues diretamente para as famílias que precisam deles.

Período do bazar: de 12 de julho a 20 de agosto de 2021.
Informações: (28) 3521 7726, falar com a Brunela.

pube