Como fazer adubo orgânico caseiro?
por Redação Conexão Safra
em 30/03/2023 às 14h59
3 min de leitura
Você quer saber como fazer adubo orgânico caseiro? Siga as informações fornecidas pelo engenheiro agrônomo João Batista Silva Araujo (Incaper), especialista em agricultura orgânica e agroecologia. Com sua vasta experiência em educação rural, pesquisa e extensão, ele orienta sobre como criar adubo orgânico a partir de ingredientes acessíveis e fáceis de encontrar.
Com foco em temas como adubação orgânica, adubação verde e sistemas agroflorestais, as informações fornecidas por João podem ajudar a criar adubo orgânico caseiro que irá melhorar a saúde do solo e promover a sustentabilidade na agricultura. Confira as dicas!
Como fazer um bom adubo orgânico caseiro?
Para fazer um bom adubo orgânico caseiro, é necessário misturar materiais orgânicos diversos em um processo de decomposição. Restos de cozinha como cascas de frutas, verduras, cascas de ovos e borra-de-café podem ser compostados em composteiras com baldes. Deve-se misturar esses materiais com palhada, grama cortada e serragem, por exemplo, e manter o balde tampado para evitar proliferação de insetos. O composto ficará pronto após 30 dias.
Qual o melhor adubo caseiro para as plantas?
O melhor adubo caseiro para as plantas é o adubo orgânico obtido da decomposição de materiais orgânicos. Em apartamentos, podem ser compostados restos de cozinha em composteiras com baldes. Em casas com quintais e jardins, podem ser usadas folhas caídas e grama roçada como base para a compostagem, misturando com os restos de cozinha. O chorume da composteira em baldes também pode ser aplicado sobre o solo como adubo líquido.
Quais materiais orgânicos devem ser evitados na compostagem doméstica e por quê?
Na compostagem doméstica, não se deve utilizar restos de comida que contenham sal, óleos e gorduras, laticínios e fezes de gatos e cachorros.
Qual a melhor maneira de aplicar o composto orgânico nas hortas e jardins?
Mais Conexão Safra
Como regra geral, aplica-se 3,0 kg de composto por m2 de canteiro nas hortas, sendo 2,0 kg incorporado ao canteiro e 1,0 kg em cobertura, 30 a 40 dias após.
Como preparar e usar o chorume da composteira como adubo líquido?
O chorume da composteira em baldes pode ser aplicado sobre o solo como adubo líquido. Deve ser diluído na proporção de 1,0 l de chorume para 20 litros de água.
É possível compostar galhos e outros materiais duros? Se sim, como?
Deve-se evitar a compostagem de galhos e outros materiais duros, de difícil decomposição e que podem ser usados apenas após serem triturados.
É seguro utilizar borra de café não decomposta misturada com o solo? Quando o plantio deve ser feito após a adubação?
Se utilizar a borra de café não decomposta misturada com o solo, o plantio deve ser feito 15 dias após a adubação.
Seguem duas indicações para consulta de composteiras
https://portal.ifro.edu.br/images/Campi/Zona_Norte/Manual_web.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/136838/1/CPAF-AP-Folder-COMPOSTEIRA.pdf
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!