Saiba como será o La Niña 2024/2025
Evento tem 55% de chance de ocorrer, mas não reverterá o impacto do aquecimento global em um ano marcado por recordes de calor
por Instituto Climatempo
em 13/12/2024 às 5h00
2 min de leitura
A Organização Meteorológica Mundial (WMO) divulgou que há 55% de chance de La Niña se desenvolver entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. No entanto, espera-se que esse evento seja fraco e de curta duração, retornando às condições neutras entre fevereiro e abril de 2025.
O que é La Niña?
La Niña é caracterizada pelo resfriamento das temperaturas da superfície do oceano na região central e oriental do Pacífico Equatorial, acompanhado de alterações na circulação atmosférica, como ventos, pressão e padrões de chuva. Em geral, La Niña provoca efeitos climáticos opostos aos do El Niño, especialmente nas regiões tropicais.
Impactos limitados
Embora La Niña tenha um efeito temporário de resfriamento, a WMO alerta que isso não é suficiente para reverter o aquecimento global causado pelas atividades humanas. O ano de 2024 está a caminho de se tornar o mais quente já registrado, impulsionado por gases de efeito estufa na atmosfera e pelos efeitos do El Niño no início do ano.
Previsão climática global
As previsões indicam que temperaturas acima da média persistirão na maior parte das áreas terrestres e oceânicas, com exceção da região equatorial oriental do Pacífico, onde há chance de condições típicas de La Niña.
Mais Conexão Safra
As previsões de chuvas entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025 também seguem padrões associados a La Niña, com um gradiente de temperatura da superfície do mar positivo de leste para oeste, impactando os padrões sazonais.
O contexto do aquecimento global
Fenômenos naturais como El Niño e La Niña agora ocorrem em um cenário de aquecimento global crescente. Isso está intensificando eventos climáticos extremos, alterando padrões de temperatura e chuva e afetando setores sensíveis ao clima.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!