pube
Política

Projeto cria rota de turismo rural em Linhares

Medida contempla também riquezas naturais e atividades agropecuárias de Rio Bananal, Marilândia e Governador Lindenberg, que podem atrair visitantes para a região

por Redação Web Ales

em 19/10/2023 às 10h56

2 min de leitura

Projeto cria rota de turismo rural em Linhares

Colheita da uva no Polo Alto São Rafael, zona rural de Linhares. (*Foto: Kevyn Fracalossi/Divulgação Prefeitura de Linhares)

O deputado Lucas Scaramussa (Podemos) apresentou o Projeto de Lei (PL) 628/2023, que cria no Estado a Rota do Agroturismo das Montanhas de Linhares e região, incluindo os municípios de Rio Bananal, Marilândia e Governador Lindenberg.

Na justificativa da matéria, o parlamentar considera a iniciativa de “extrema importância” para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e do empreendedorismo local.

A proposta, destaca ele, visa potencializar recursos naturais – especialmente cachoeiras, córregos, lagoas e montanhas – além de atrações culturais e potencialidades agrícolas já existentes na região, promovendo o crescimento econômico sustentável e gerando benefícios para a comunidade.

pube

“O agroturismo permite aos visitantes conhecer e vivenciar a vida rural, participar de atividades agrícolas, desfrutar da gastronomia local e aprender sobre a produção de alimentos”, pontua o autor do projeto.

Meio ambiente

Scaramussa cita ainda que, com o agroturismo, os produtores rurais têm a oportunidade de diversificar suas atividades econômicas, aumentando a renda e diminuindo a dependência de safras e do mercado tradicional.

Além disso, o deputado destaca que a Rota do Agroturismo das Montanhas de Linhares pode contribuir para a preservação do meio ambiente e das tradições culturais locais.

Tramitação

Conforme despacho da Presidência, a proposta de Lucas Scaramussa será analisada preliminarmente pelas comissões permanentes de Justiça, Turismo e Finanças antes de deliberação pelo Plenário. Pedido de urgência também foi aprovado na sessão do dia 17 de outubro para tramitação mais rápida do projeto.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!