pube
Política

PL visa fortalecer atividades sustentáveis de pesca e marisqueiras

Iniciativa busca promoção do desenvolvimento sustentável, inclusão social e qualidade de vida para pescadores artesanais e marisqueiras

por Assessoria de imprensa Ales

em 04/08/2023 às 10h19

1 min de leitura

PL visa fortalecer atividades sustentáveis de pesca e marisqueiras

*Foto: Divulgação Prefeitura de Anchieta

O projeto de lei proposto pela deputada Iriny Lopes institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e das Atividades das Mulheres Marisqueiras. O objetivo é fortalecer cooperativas, sindicatos e associações de pescadores artesanais e marisqueiras, promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental dessas atividades, além de garantir a segurança alimentar em harmonia com a conservação da biodiversidade.

A proposta visa a coibir a concentração de poder, garantindo a distribuição equitativa dos benefícios entre as comunidades envolvidas. O projeto tramita nas comissões responsáveis na Assembleia Legislativa.

pube

A pesca artesanal, praticada por pequenos pescadores do litoral, desempenha papel fundamental na subsistência das comunidades costeiras, segurança alimentar, emprego e renda.

A autora lembra que a atividade marisqueira é realizada por mulheres, também artesanalmente, em manguezais, de forma autônoma e contínua e em regime familiar. O produto colhido é destinado para alimentação própria ou para ser comercializado.

Acompanhe a tramitação do PL 596/2023

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!