pube
Política

João Neiva ganha a Rota dos Queijos

Iniciativa reforça o percurso cultural e gastronômico do município, que se destaca na produção de queijos iniciada por descendentes italianos

por Assessoria de imprensa Ales

em 18/04/2023 às 9h50

3 min de leitura

João Neiva ganha a Rota dos Queijos

Foto: Prefeitura de João Neiva/divulgação

Ele vai bem com goiabada, no macarrão ou na lasanha. Também tem seu lugar na mesa com um bom vinho ou mesmo num lanchinho rápido no trabalho ou na escola. O queijo é o produto que dá nome a mais um destino cultural e turístico do Espírito Santo. A Rota dos Queijos, em João Neiva, foi criada pela Lei 11.802/2023, publicada na última terça-feira (4), no Diário Oficial do estado.

A proposta para criação da rota foi discutida e aprovada na Assembleia Legislativa por iniciativa do deputado Vandinho Leite (PSDB). Ele defende que a qualidade e diversidade dos produtos fabricados no município, que fica no norte do estado, merecem estímulo: “Turistas e residentes são atraídos pelos saborosos queijos, oferecidos pelos comércios do local, cada um com sua especialidade e diferencial na comercialização. A localização privilegiada e a proximidade entre as queijarias possibilita que a Rota do Queijo proporcione aos turistas e moradores uma deliciosa viagem gastronômica”, afirma o parlamentar.

pube

Pelo caminho, bem às margens da rodovia BR-259 há várias queijarias. E essa proximidade também é um ponto a mais para a consolidação da rota. Em um só passeio, é possível se deliciar com os mais variados tipos de queijos artesanais produzidos pelos empreendedores locais. Os estabelecimentos ficam bem próximos uns dos outros com espaços aconchegantes.

Tradição

Numa mesma família há mais de 40 anos, a Queijaria do Trevo é uma das mais antigas da região. Começou com descendentes de imigrantes italianos e há 27 anos é tocada por Jocimar Nunes. Empolgado com a sanção da lei, ele contou que a criação da rota era uma expectativa bem antiga dos empreendedores locais e que a projeção que o assunto teve nos últimos tempos fez a comunidade se unir.

“Hoje nós produtores estamos todos juntos. Antes não era assim. Começou com o movimento de criação da rota. E agora fazemos reuniões periódicas e avaliamos nossos desafios e nossas conquistas. Desde que João Neiva sediou o Festival  do Queijo, no ano passado, o número de turistas aumentou muito. Eles chegam de excursão de ônibus, comboios de motos e até de bicicletas. E acredito que vai melhorar muito mais com a divulgação que está tendo a nova rota”, disse Nunes.

E quem visita as queijarias também pode aproveitar para conhecer a arquitetura histórica dos antigos casarões de João Neiva, a maioria de imigrantes italianos, além das paisagens rurais da região, que também é referência em outros produtos artesanais, como capeletti, macarrão, biscoitos, chocolates, goiabada, mariola e outros doces, embutidos, cachaça, cerveja e instrumentos musicais.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!