pube
Política

Ações de fomento à pesca em destaque na Assembleia do ES

Comissão de Agricultura quer conhecer ações governamentais para dinamizar a produção pesqueira no Estado

por Assessoria de imprensa Ales

em 04/06/2021 às 10h21

4 min de leitura

Ações de fomento à pesca em destaque na Assembleia do ES

Seis comissões permanentes da Assembleia Legislativa (Ales) têm encontros virtuais agendados para a próxima semana. Entre elas, o colegiado de Agricultura, que terá a apresentação de iniciativas ligadas ao setor pesqueiro desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A reunião ocorre na próxima terça-feira (8), às 10 horas, com transmissão pela TV Assembleia e pelos demais canais de comunicação da Casa.

Um dos projetos é o Pescadores Marítimos do Espírito Santo (Pescamar-ES), que teve início em abril deste ano e pretende levar informações para as comunidades pesqueiras do litoral capixaba. O outro é o Fomento Aquícola, que tem como intuito o incentivo às atividades de piscicultura nos municípios interessados com a finalidade de ampliar a produção pesqueira em cativeiro. Ele foi apresentado em Divino de São Lourenço antes da pandemia do novo coronavírus, mas foi interrompido. A ideia agora é inseri-lo no projeto Aquicultura Familiar e retomá-lo de modo on-line.

Estão convidados para o debate o subsecretário de Estado de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável Dorval Uliana; o coordenador de pesca, aquicultura e produção animal da Seag José Alejandro Garcia Prado; e o professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Piúma, Victor Hugo Valério.

A presidente da Comissão de Agricultura, deputada Janete de Sá (PMN), disse que assim que tomou conhecimento das ações convidou os responsáveis para explicar melhor o conteúdo delas. “O Pescamares engloba toda a orla pesqueira do Espírito Santo para uma estruturação melhor desse setor. É importante para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e das famílias, que na maioria são pescadores artesanais. Já o Fomento (Aquícola) visa promover e incentivar a aquicultura, que é a criação de peixe em água doce. Algo muito importante para a diversificação da cultura nas propriedades rurais”, ressaltou.

pube

Queimaduras

Mais cedo, às 9 horas, o colegiado de Saúde recebe o cirurgião plástico e chefe do serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Vitória Apart Hospital Ariosto da Silva Santos Filho. Ele fará uma explanação a respeito dos cuidados necessários para a prevenção de queimaduras.

Primeira infância

Na quinta-feira (10) a Comissão de Educação realiza audiência pública com o tema: “Política Estadual pela Primeira Infância Capixaba”. Foram convidados o professor e mestre em Educação, com especialização em Educação Infantil e integrante da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep) Vital Didonet; a subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais Márlei Vieira Fernandes; e a gerente de Capacitação, Articulação e Mobilização) Eliete Rodrigues de Souza. Essas duas últimas são da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). O encontro acontece às 19 horas.

Confira a agenda completa*:

Segunda-feira (7)
11 horas – Comissão de Segurança

Terça-feira (8)
9 horas – Comissão de Saúde
10 horas – Comissão de Agricultura
13 horas – Comissão de Cidadania
13h30 – Comissão de Justiça

Quinta-feira (10)
19 horas – Comissão de Educação (Audiência Pública)

*Foto capa: Foto: Prefeitura de Penha/SC/Reprodução ALES

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!