pube
Piscicultura

Ciências do Mar: alunos do Ifes Piúma embarcam em navio-escola

por Fernanda Zandonadi e Leandro Fidelis

em 25/03/2023 às 10h00

3 min de leitura

Ciências do Mar: alunos do Ifes Piúma embarcam em navio-escola

Fotos: Fabrício Rosa/Divulgação

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Piúma – está vivendo um momento histórico para a graduação em Engenharia de Pesca. O navio Ciências do Mar III, um dos quatro Laboratórios de Ensino Flutuantes (LEF) concedidos pelo Ministério da Educação ao Programa de Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPGMAR), já está em plena operação. Até o dia 28 de março, o Ifes realiza os primeiros embarques dos estudantes. Serão três e contarão com a participação de 32 estudantes e 14 servidores, que estão vivenciando experiências únicas para sua formação profissional.

Com 32 metros de comprimento, o navio dispõe de três laboratórios, guinchos de pesca, oceanográficos e geológicos, além de alojamentos com capacidade para 26 pessoas, sendo nove tripulantes e 17 pesquisadores ou alunos. A embarcação tem autonomia de até 15 dias ou 3,3 mil milhas náuticas e está preparada para a realização de pesquisas em todas as áreas da Oceanografia.

pube

O Ciências do Mar III é considerado um marco na história dos cursos de graduação da área, pois vai proporcionar a realização de aulas práticas e atender demandas de diferentes disciplinas do curso de Engenharia de Pesca. O foco é a formação de recursos humanos, a geração de conhecimento e o desenvolvimento de inovações tecnológicas para a exploração sustentável de recursos naturais marinhos.

“Ficamos uma semana em treinamento no Rio de Janeiro. Fomos conhecer a embarcação e parte da tripulação, que está sempre se alternando. Vimos os equipamentos de Oceanografia e captura, para pesca, e as instalações onde realizaremos as aulas práticas. Foi um treinamento muito importante para nossa equipe. O objetivo é o ensino. Mas podemos conciliar a pesquisa com o atendimento à sociedade, mostrando para os alunos da região a estrutura do navio, o trabalho feito e, quem sabe, esses estudantes se apaixonem pela área”, explicou o doutor em Engenharia de Pesca do Ifes-Piúma, Henrique D. Lavander. 

O Ifes – campus Piúma – tem contribuído para a formação de recursos humanos em Ciências do Mar há mais de uma década. Em 2012, criou o primeiro curso de Engenharia de Pesca do Sudeste do Brasil, e único no Espírito Santo. O engenheiro de Pesca está apto para atuar em diversos segmentos, como aquicultura, tecnologia pesqueira, tecnologia do pescado, investigação pesqueira, administração e economia pesqueira, extensão pesqueira e aquícola e atividades de ensino e pesquisa.

A proposta do Ciências do Mar III está alinhada com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, chamada de “Década do Oceano” (2021-2030) pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os objetivos de desenvolvimento sustentável, a proposta contemplará a educação de qualidade e vida na água.
O curso de graduação em Engenharia de Pesca do Ifes – campus Piúma – tem tudo para se tornar referência na área e contribuir cada vez mais para o setor e sociedade, por meio de uma educação pública gratuita e de qualidade.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!