Protótipo desenvolvido pelo Ifes tem processo aceito pelo INPI
Equipamento pode reduzir entre 30 e 70% o volume de água utilizado
por Rosimeri Ronquetti
em 22/06/2024 às 5h00
2 min de leitura
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Itapina, realizou o depósito de uma patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para aprovação de protótipo de lavador/higienizador de gengibre.
A inovação é fruto do trabalho do subprojeto do programa de Fortalecimento da Agricultura Capixaba, (FortAC) e conta com a participação de alunos de graduação do Ifes Itapina e do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), Campus Colatina, e empresa parceira.
O protótipo foi desenvolvido para atender a demanda de pequenos produtores que possuem equipamentos rústicos, com baixa eficiência e que utilizam alto volume de água para lavagem do gengibre, e produtores que ainda utilizam o sistema de mangueira com água sob pressão.
“O protótipo do lavador pode reduzir entre 30 e 70% o volume de água utilizado, por consequência reduzir significativamente o gasto de energia”, explica o professor, pesquisador e extensionista, Raphael Magalhães Gomes Moreira, responsável pela pesquisa e desenvolvimento do modelo.
Mais Conexão Safra
O professor disse ainda que “o exemplar também atende às necessidades de exportação da especiaria, uma vez que já possui um sistema de lavagem com água limpa, para o enxágue, podendo ser adaptado para aplicação de produtos que visem a manutenção da qualidade do gengibre“.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!