Demanda por alimentos saudáveis gera oportunidades para o Brasil
ApexBrasil apoia potenciais exportadores desse segmento que contribui com o desenvolvimento sustentável do país. Neste mês, a Agência levará 18 empresas brasileiras de produtos orgânicos para expor no SIAL PARIS 2024
por Assessoria de Imprensa
em 22/10/2024 às 5h00
3 min de leitura
A crescente demanda por produtos orgânicos e mais saudáveis entre consumidores de todo o mundo está gerando novas oportunidades de negócios para o Brasil no exterior. Atenta a essa tendência – impulsionada pela maior consciência em relação à saúde e práticas alimentares sustentáveis-, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem promovido cada vez mais empresas nacionais que produzem alimentos orgânicos e saudáveis mundo afora. Neste mês, a Agência vai levar 18 empreendedores brasileiros de orgânicos para a SIAL Paris 2024, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da Europa.
“O Brasil, reconhecido como um dos maiores produtores e exportadores do mundo de alimentos, tem se destacado não apenas pela sua capacidade produtiva, mas também pelo compromisso crescente com a sustentabilidade no agronegócio”, comentou o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, André Müller, que também destacou o aspecto social da produção sustentável. “Por trás de cada produto desses, tem uma família, tem um sonho, e a ApexBrasil está empenhada em estimular essa forma de desenvolvimento que beneficia muitos produtores, especialmente cooperativas”, concluiu.
O uso de práticas de sustentabilidade e governança ética no agronegócio brasileiro e na indústria de alimentos e bebidas compõe os critérios de seleção para participação em grandes feiras internacionais promovidas pela Agência. Na seleção da delegação brasileira para o SIAL Paris 2024, mais de 80% das empresas selecionadas pontuaram no quesito de “possuir certificação de adoção de práticas sustentáveis e de impacto positivo com reconhecimento internacional”.
Orgânicos brasileiros na Europa
Mais Conexão Safra
O SIAL Paris é um dos maiores eventos de alimentos e bebidas da Europa. Neste ano, pela 10ª edição consecutiva, a ApexBrasil será responsável pela organização da participação brasileira na feira e apoiará diretamente 96 empresas. Destas, 18 vão expor produtos orgânicos. “Participar e levar empreendedores brasileiros para uma feira global como a SIAL Paris traz a possibilidade de explorar novos mercados, incluindo países que ainda não conheciam o potencial e a qualidade dos produtos orgânicos gerados no Brasil”, complementa a analista da ApexBrasil, Rafaela Albuquerque.
A Amazon Açaí, de Castanhal (PA), é uma das empresas selecionadas pela ApexBrasil para levar alguns de seus produtos para o SIAL Paris, como açaí com guaraná, sorvete de açaí e açaí com sabores banana e morango. “A ApexBrasil é fundamental para levar nossos produtos da Amazônia para o mundo, inclusive, nesse caso, fortalecendo produtos orgânicos nessas grandes feiras”, comentou Victor José Lima da Silva Brandão, supervisor de exportação da Amazon Açaí.
Em Goianésia (GO), cidade onde a Itajá Organic Sugar está sediada, a gerente de exportação da empresa, Fernanda Castro, diz estar “plantando sonhos para colher energia limpa, renovável e sustentável”. Criada em 1980 pelo empresário Otávio Lage de Siqueira, a Itajá Organic Sugar exporta açúcar orgânico extra leve e açúcar orgânico light Dourado. A empresa já exporta para mais de 20 países e estará na SIAL Paris 2024 com o apoio da ApexBrasil para conquistar novos mercados.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!