pube
Orgânicos

Projeto de agroecologia promove ressocialização para internos do Iases

por Site Prefeitura

em 05/04/2023 às 9h22

3 min de leitura

Projeto de agroecologia promove ressocialização para internos do Iases

*Fotos: Divulgação Prefeitura de Viana

A Prefeitura de Viana colheu os primeiros resultados de um projeto de agroecologia que produziu ora-pro-nobis orgânico na Unidade Internação Metropolitana (Unimetro), em Xuri, Vila Velha. O projeto faz parte do Pacto Agroecológico Capixaba, programa multi-institucional que já faz projetos em outras unidades, tais como a horta orgânica da Penitenciária de Segurança Média I (PSME I) de Viana.

O projeto, iniciado em junho de 2021 pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Instituto Federal de Vila Velha e Ministério Público, chegou à primeira colheita na manhã do último dia 29 de março.

O objetivo é produzir alimentos orgânicos e promover a ressocialização nas unidades socioeducativas locais e nas unidades de permanência de adolescentes em conflito com a lei, fomentando a agricultura e possibilitando novos saberes aos socioeducandos. O projeto visa ainda um estudo científico por parte do IFES para produção de suplementos alimentares, carne vegetal e fármacos.

pube

O secretário de Agricultura, Cezar Lázaro, ressaltou que o projeto tem sido um sucesso na produção orgânica vianense.

“Essa iniciativa, além de ser um instrumento importante de ressocialização, vai levar alimento orgânico e proteico para a população, provando aos agricultores de todo país que é possível produzir alimentos de qualidade sem compostos químicos nocivos à saúde”, comentou o secretário.

O programa é uma parceria sem contrapartida para ambos os lados. Os socioeducandos não são remunerados, porém, têm acesso a benefícios legais destinados aos que trabalham durante a custódia e ainda aprendem profissões que possibilitarão ter novas oportunidades durante a ressocialização.

O projeto trouxe tantos resultados positivos que há estudo para criação de cooperativas de socioeducandos para que possíveis remunerações pelo trabalho na lavoura da ora-pro-nobis e possíveis valores auferidos por venda ou criação de produtos derivados ajudam as famílias dos adolescentes envolvidos nos projetos.

A promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Vitória, Renata Colnago, solicitou que o trabalho se expanda às demais unidades do Estado, inclusive prometendo total apoio às iniciativas deste porte.

Além disso, os socioeducandos participarão de cursos promovidos pelo Ifes e Senar com o objetivo de qualificá-los para produções e prepará-los para o mercado de trabalho.

Estiveram presentes no evento, os representantes da Prefeitura de Viana, Ifes, Iases, Secretaria de Estado de Agricultura (Seag) e Sebrae.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!