Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) entregaram duas barracas de feira para a Associação dos Produtores Santamarienses em Defesa da Vida (Apsad Vida). As barracas serão utilizadas para a comercialização de produtos orgânicos no Ponto Saúde, Centro de Vitória.
A entrega das barracas foi realizada na última sexta-feira (19) na sede do Incaper em Vitória, e contou com a presença de representantes da Associação e do diretor administrativo-financeiro do Incaper, Cleber Guerra.
“Além de gerar tecnologias voltadas para a produção rural, o Incaper também desenvolve trabalhos com foco na comercialização e no consumo de alimentos saudáveis. Ao equiparmos os nossos agricultores com estas barracas, estamos fortalecendo a agricultura familiar do nosso Estado e valorizando esta Associação, que é pioneira na produção de alimentos cultivados dentro dos princípios da agroecologia e da agricultura orgânica ”, disse Guerra.
Outras duas barracas serão entregues à Associação Cultura Capixaba (Cuca) e ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que também atuam no Ponto Saúde. “Esta é uma reivindicação antiga dos agricultores que comercializam no Ponto Saúde. A iniciativa vai permitir que os produtos sejam ofertados aos consumidores de maneira mais atrativa, além de possibilitar a padronização visual, melhorando a organização do Ponto Saúde ”, disse Jaqueline Sanz, gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Gater) do Incaper e uma das idealizadoras do Ponto Saúde.
A comercialização de produtos no Ponto Saúde segue as recomendações estabelecidas pela Seag para evitar o avanço da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Algumas entidades, inclusive, optaram por outras modalidades de comercialização, como a entrega de cestas agroecológicas. Para encomendar, o morador do Centro de Vitória pode ligar para (27) 99722-2123 ou (27) 99966-6063.
Sobre o Ponto Saúde
O Ponto Saúde promove ações de vivência comunitária diretamente relacionadas à importância da alimentação saudável e livre de agrotóxicos. Além da comercialização de alimentos agroecológicos e orgânicos, são desenvolvidas atividades como: estímulo à prática de exercícios físicos, palestras sobre cultura alimentar saudável, oficinas de culinária saudável, oficinas de higienização de alimentos, apresentações culturais, conscientização para o consumo consciente, entre outras. Entretanto, em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), algumas atividades não estão sendo realizadas temporariamente.
As ações são realizadas sempre às terças-feiras, das 15h às 18h30, na Praça Dom Luiz Scotegagna (Pracinha da Catedral), no Centro de Vitória.
De acordo com o diretor administrativo-financeiro do Incaper, a iniciativa também se alinha com as ações de valorização e revitalização do Centro de Vitória, promovidas pela Prefeitura Municipal e pelo Governo do Estado. “As sedes de alguns órgãos do Poder Executivo Estadual migraram para o Centro de Vitória. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) já ocupam um imóvel no bairro. Esta ação do Incaper é mais uma contribuição para a valorização e revitalização do Centro Histórico da nossa Capital ”, afirmou Guerra.




