pube
Opinião

Trabalha e confia

por Redação Conexão Safra

em 25/05/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube

*Marcos Guerra é presidente do Sistema Findes

O Brasil vive um novo momento com a posse do presidente interino Michel Temer. O Índice de Confiança do Empreendedor Industrial atingiu a maior alta dos últimos 16 meses, saltando 4,5 pontos em maio. Os novos gestores da área econômica, liderados pelo experiente ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, dão sinais de austeridade no controle das contas públicas. A medida melhora a imagem do país e pode atrair mais uma vez o interesse dos investidores.


O cenário favorece a retomada do crescimento industrial, que perdeu força nas últimas duas décadas: em 2014, a participação da indústria geral no PIB chegou a 24,9%, mas a indústria de transformação representou apenas 10,9% do PIB, segundo a CNI. No Espírito Santo, graças ao desempenho do setor extrativo e ao mercado de commodities, ainda que em baixa, somos a economia mais industrializada do Brasil: 40,5% das riquezas capixabas vêm da indústria.

O primeiro trimestre, no entanto, revelou queda de 22,4% na produção física estadual e de 11,7% na nacional. Para frear a onda de fechamentos de empresas e demissões, o novo Governo deve agir com pulso firme. É preciso promover reformas, ajuste fiscal, diminuir juros e investir em infraestrutura. É vital colocar o BNDES a serviço da indústria nacional, desenvolver políticas de exportação, ampliar acordos bilaterais com Estados Unidos, NAFTA e Zona do Euro, deixando de servir apenas ao Mercosul para buscar retorno efetivo nessas parcerias.

Nesta quarta-feira, Dia da Indústria, queremos mais que motivos para comemorar. Clamamos por condições justas de competitividade, por liberdade para investir sem medo do futuro. Queremos um país organizado, com indústria forte e economia capaz de garantir empregos, estabilidade para os trabalhadores e melhor qualidade de vida para os brasileiros. Se o lema do novo Governo é “Ordem e Progresso ”, a indústria capixaba se mantém firme à máxima de nossa bandeira: “Trabalha e Confia ”.

pube