Safra 2022

Altoé, o mais novo lançamento de azeite nas Montanhas Capixabas

*Foto: Divulgação

As Montanhas Capixabas estão em pleno crescimento no mercado da olivicultura, com a expectativa de lançamento de 20 novas marcas de azeite até 2025 só na região de Pedra Azul (Domingos Martins).

Entre elas está o Altoé, produzido por Leonardo Briosqui Altoé. O azeite extra virgem já é considerado de alta qualidade, com acidez de apenas 0,57, abaixo do limite máximo de 0,8 exigido para a classificação. O lote foi envazado em garrafas de 250 ml e distribuído entre amigos, mas Altoé não descarta comercializar o azeite futuramente.

O olivicultor relata que a colheita foi de 112 kg de azeitonas, que renderam 47 litros do azeite. A extração do produto marcou a estreia do maquinário do produtor Fábio Chiabai, em São Paulo do Aracê (Domingos Martins), e contou com ajuda de profissionais do Rio Grande do Sul.

Durante a colheita, na localidade de Alto Santa Joana (Afonso Cláudio), o produtor teve dificuldades com o mato alto, o que fez com que 65% dos pés da propriedade nem fossem colhidos.

“Teve pé que deu dez quilos de azeitonas. Vamos precisar adquirir um trator para fazer a roçagem e facilitar a colheita em anos futuros”, disse.

Altoé é um dos olivicultores que adotaram um tipo de manejo diferenciado, garantindo colheita de azeitona já a partir do quarto ano do cultivo, com perspectiva de até 10 kg/planta em fase adulta.

Pelo menos outros quatro olivicultores também investem no mercado de azeites artesanais. Um empresário de Venda Nova do Imigrante chegou a lançar uma marca no ano passado, porém, assim como outros produtores, enfrenta problemas com a proliferação da Xylella fastidiosa, bactéria causadora de doença sem cura e que possui mais de 400 plantas hospedeiras, como citros, café, ameixa e oliveira, tendo a cigarrinha como vetor.

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos