Mais lidas 🔥

Premiação internacional
Do cafezal ao Vale do Silício: capixaba conquista prêmio internacional com invenção

Lucas Souza Alves, jovem do Caparaó, especialista em cafés, morre aos 24 anos em grave acidente

Café de valor agregado
Nova modalidade de café chega ao Vale do Jequitinhonha com financiamento do BNB

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de agosto

Artigo
Ameaça à cafeicultura brasileira

.jpeg)
O cafezal tem sido uma alegria para Pedro Losasso. A produtividade vai bem e os preços melhoraram na atual safra. Ele até conseguiu aumentar os investimentos na fazenda. Este ano, comprou 3 máquinas.
O investimento foi de R$ 300 mil e ele acredita que isso vai ajudar a trazer mais resultados positivos. A expectativa é aumentar os lucros em cerca de 20%.
Muitos outros produtores também compraram máquinas agrícolas nos últimos meses. Mesmo com os desafios da pandemia, os números mostram que não houve crise no setor.
De janeiro a junho, o investimento dos produtores em novos maquinários no Brasil foi superior a R$ 8,8 bilhões. O número é 6,5% superior ao registrado nos primeiros 6 meses do ano passado. E isso deve continuar.
A previsão para este ano é de um aumento de 5% na comparação com 2019, de acordo com a associação brasileira que representa o setor.
Pedro Estevão Bastos, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, explica que o agricultor tem tido uma rentabilidade boa com as culturas de exportação, como soja, milho e café. Isso tem ajudado a aumentar os investimentos em máquinas e tecnologias.
Numa indústria instalada no município de Pompeia (SP), as encomendas de máquinas e implementos agrícolas só cresceram nos últimos tempos. O faturamento até agosto gira em torno de 10% a mais na comparação com o mesmo período de 2019.
Até novos lançamentos estão sendo feitos. Agora, não mais nas tradicionais feiras do setor, mas pela internet. (*Fonte:G1)



