Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Produtores familiares de Mantenópolis, no Noroeste do Espírito Santo, estão transformando a criação de abelhas em fonte de renda. Com o apoio do projeto Arranjos Produtivos, os agricultores receberam kits de apicultura e, um ano depois, já estão vendendo o mel produzido em suas propriedades.
Em setembro de 2024, os kits entregues gratuitamente incluíam 10 caixas de madeira, cavaletes, fumigador, macacão e luvas. Um ano depois, os resultados começam a aparecer, trazendo novas oportunidades de renda para famílias que antes trabalhavam apenas com outras culturas, como o café.
“Minha família sempre trabalhou com café, mas no ano passado surgiu a oportunidade oferecida pelo projeto da Assembleia Legislativa, e decidimos apostar na apicultura. Estamos muito satisfeitos com os resultados. Faço anúncios na internet, mostro a produção e sempre há pessoas da região interessadas em comprar o mel”, relatou o agricultor familiar André Gonçalves.
A propriedade de André fica na comunidade Córrego Alto São José II, na zona rural de Mantenópolis. Ele mantém 10 caixas de abelhas em plena produção, com rendimento médio de 20 litros de mel por caixa durante o período de florada.
Além de fornecer os equipamentos, o projeto oferece consultoria técnica gratuita. O técnico responsável pela região, Ademir Luiz de Santana, realiza visitas mensais às propriedades para acompanhar o andamento das colmeias.
“Os produtores precisam de atenção especial, porque muitos estão lidando com mel pela primeira vez. A assistência técnica é fundamental para garantir um produto de qualidade”, explicou Ademir.
O coordenador técnico do projeto, Wagner Canal, comemora os resultados. “É um orgulho ver que o projeto está avançando e dando certo. A ideia é incentivar a diversificação nas propriedades e gerar novas oportunidades de renda aos produtores”, afirmou.
Arranjos Produtivos
O projeto Arranjos Produtivos é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, em parceria com o governo do Estado e apoio dos municípios, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, no desenvolvimento sustentável e na melhoria das condições de vida de homens e mulheres do campo.
Os produtores têm acesso a serviços do Incaper, da Aderes e do Sebrae, além de consultoria técnica especializada. Desde 2023, a iniciativa incluiu seminários teóricos, distribuição de mudas frutíferas — como cacau, laranja, acerola, limão e uva — e visitas regulares para orientação sobre adubação, plantio, poda e conservação das espécies plantadas.
Com a diversificação proporcionada pelo projeto, produtores de Mantenópolis já colhem os primeiros frutos — e o mel — da iniciativa, reforçando a importância de políticas públicas voltadas para renda, autonomia e sustentabilidade da agricultura familiar.



