Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 29 de junho

Retomada rural
Governo do Brasil anuncia pacote bilionário para áreas rurais do Rio Doce

Direitos territoriais
Comunidade quilombola do Espírito Santo tem território reconhecido

Agricultura
Nova portaria simplifica irrigação para agricultores

Mel Bel
Engenharia, tradição e mel se encontram em Domingos Martins

A Comissão de Segurança Hídrica de São Mateus — formada pela Associação Agricultura Forte, Associação Empresarial e de Desenvolvimento de São Mateus (Assenor) e diversas entidades parceiras — realizou na última quarta-feira (20) uma reunião com o prefeito Marcus Batista e o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, para discutir alternativas que assegurem o abastecimento de água no município.
Durante o encontro, a Secretaria da Agricultura (Seag) apresentou os resultados do edital referente à possível construção da Barragem de Bamburral. Os estudos técnicos apontaram inviabilidade técnica e econômica da obra, devido à presença de solo mole na área do barramento, o que exigiria elevado custo para tratamento da fundação. Além disso, a limitação hídrica da região não atenderia ao volume mínimo estabelecido pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), inviabilizando a barragem como solução definitiva.
Diante do resultado, o Governo do Estado anunciou que realizará um novo estudo no Rio São Mateus, em busca de alternativas viáveis de armazenamento e regularização hídrica. Segundo o secretário Enio Bergoli, a documentação para contratação já está pronta e o edital encontra-se em fase de elaboração.

Além do debate sobre barragens, os membros da Comissão apresentaram estudo sobre a possibilidade de mudança do ponto de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae, como medida emergencial para reduzir os impactos da salinização e da escassez hídrica que atingem a cidade anualmente.
Também foram discutidas ações do Programa de Barragens, Recuperação de Nascentes e Conservação de Solo, desenvolvidas pelas secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento de São Mateus.
A segurança hídrica é condição essencial para manter a produção agrícola no Norte capixaba, região que concentra lavouras irrigadas fundamentais para a economia local e estadual. O problema hídrico de São Mateus é histórico: todos os anos o município enfrenta salinização da água, que chega a faltar em diversos bairros.
O encontro contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Wellington Secundino; do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Edivaldo Permanhane; do secretário municipal de Desenvolvimento, Hassan Rezende; além de representantes do Sindicato Rural.
A Comissão de Segurança Hídrica, liderada pela Agricultura Forte e Assenor, conta com representantes da Ufes, Crea, CBH, OAB e outras entidades do setor produtivo. O grupo atua de forma articulada e permanente na busca por soluções estruturais e emergenciais para garantir a segurança hídrica da população mateense.




